Carreira
Que líder sou eu? O estilo a adotar em cada situação
Autoritário, compreensivo ou protetor demais: conheça os diferentes tipos de liderança e saiba qual pode ser mais útil para o atual momento da sua carreira
Estilos de liderança não devem estar associados à personalidade, diz autor 
Em parceria com o Linkedin, o Fórum Econômico Mundial publicou os seis tipos de comportamento que um líder pode exibir, com base nos estudos do psicólogo e autor do best seller Emotional Intelligence (Inteligência Emocional) Daniel Goleman.
Engana-se quem acredita que o tipo de liderança tem de estar relacionado a características pessoais. Segundo Goleman, muitos gestores, erroneamente, acreditam que o estilo de liderança é um traço imutável da personalidade, em vez de uma escolha.
O autor aconselha a enxergar a liderança como um comportamento estratégico. Um bom líder, segundo ele, adota o estilo que melhor atenda às demandas da empresa ou de uma situação em particular.
Goleman sustenta que os seis estilos de liderança incorporam cinco tipos de inteligência emocional (autoconhecimento, autocontrole, motivação, empatia e habilidades sociais) em diferentes níveis, de acordo com a necessidade de cada situação.
Para ele, um bom líder é capaz de avaliar a situação e tomar a atitude mais apropriada para solucionar os problemas que afligem sua equipe e seu departamento. Saiba quais são os seis estilos de liderança:
Os seis estilos de liderança
Estilo repressor
A principal característica do líder repressor é que ele requer obediência às suas ordens. Ele tende a passar por cima da ética e a reprimir novas ideias. Mas em situações extremas, sua rigidez pode ser um importante atributo.
Estilo autoritário
O líder autoritário é menos dominador que o líder repressor. Ele é do tipo que estabelece as metas finais, mas permite que sua equipe crie estratégias para alcançá-las.
O comportamento autoritário é recomendável quando um projeto corre o risco de fracassar por falta de professionais especializados ou de objetivos claros.
Estilo compreensivo
O líder compreensivo dá prioridade às necessidades e às preocupações de seus colegas de trabalho. Ele é indicado em momentos de formação de uma nova equipe ou em momentos de dúvidas e perdas no grup
Estilo democrático


Um dos principais atributos do líder democrático é dar voz à sua equipe em momentos de decisão. Ele é positivo em áreas em que flexibilidade e novas ideias são fundamentais.
Mas é preciso cuidado, pois a abertura ao diálogo pode fazer com que a equipe pense que o líder está abdicando de suas responsabilidades no longo prazo
Estilo organizado
O líder organizado geralmente serve de exemplo e determina o ritmo de trabalho de sua equipe. Ele tem a capacidade de aumentar a produtividade do grupo a partir de seus elevados padrões de referência.
Mas pode provocar desconforto e ressentimentos ao impor suas próprias regras em detrimento do interesse coletivo
Estilo professor
O líder professor prioriza o desenvolvimento das habilidades e da confiança de sua equipe.
Um gestor disposto a ensinar é útil em situações em que o grupo precisa de incentivo e aprimoramento ou em situações em que uma área aguarda por  mudanças e melhorias.
Revista VEJA online. (Getty Images/VEJA).


Nenhum comentário:

Postar um comentário