Quatro jeitos comprovados pela ciência de melhorar a sua memória. 
Em 2015, a revista Galileu divulgou um estudo mostrando que jovens adultos – entre 18 e 34 anos – têm mais dificuldade em memorizar coisas simples do que pessoas com mais de 55 anos.
Então, se você costuma se esquecer da onde colocou as chaves, não lembra muito bem de datas e vive deixando a panela no fogo, talvez seja a hora de começar a aprimorar a sua memória.
Afinal, esses esquecimentos são apenas a ponta do iceberg e eles refletem problemas de memória bem maiores.
A ciência, como sempre, pode te ajudar a melhorar a sua memória. As três técnicas que vamos listar são comprovadas cientificamente e vão te fazer recuperar o controle sobre a sua memória:
Faça associações com objetos físicos ou animais
Você já deve ter esquecido o nome de alguém depois de ser apresentado, certo? A dica da ciência para resolver esse problema é associar o nome a algum objeto. Se você acabou de conhecer uma
Tatiana, por exemplo, pense em “Taturana” ao olhar para a cara dela. Só tome cuidado para não rir.
Esse truque funciona com qualquer coisa: marcas, documentos, datas. Enfim, quando você cria associações, o seu cérebro memoriza com maior facilidade.
Não aposte todas as suas fichas na repetição
Aquela ideia que a gente tinha no colégio de que para aprender algo basta repetir o termo, frase ou equação inúmeras vezes não é lá muito inteligente.
Quando acontece alguma mudança no roteiro ou você adiciona uma variável, o esforço desce pelo ralo. Então, a dica da ciência é compreender determinada frase ou equação.
Quando, por exemplo, estiver decorando uma apresentação, entenda o conceito do que você quer falar e analise o contexto.
Pesquisas mostram que apenas a repetição automática pode até te impedir de entender o que você fala, afinal, quando repetimos demais alguma coisa, nos distanciamos porque as palavras passam a perder o sentido.
Experimente repetir a mesma palavra por uns 5 minutos, logo você começa a ficar confuso sobre o seu significado.
Rabisque
Você provavelmente já fez isso: enquanto estava no telefone, ficou rabiscando um pedaço de papel criando desenhos aleatórios. Bom, saiba que, segundo uma pesquisa de 2009, isso melhora a sua memória.
Um grupo de pessoas ouviu uma lista de nomes e aqueles que rabiscaram um pedaço de papel enquanto isso lembravam 29& a mais dos nomes citados.
Use aplicativos
Alguns aplicativos foram desenvolvidos exclusivamente para treinar a sua memória e raciocínio lógico. Listamos cinto:
Lumosity:
Ele fornece ao usuários um programa personalizado para treinar principalmente a memória e a atenção. São várias atividades para Android e iOS.
Fit Brains:
Essa ferramenta foi desenvolvida por neurocientistas e seu objetivo é impulsionar a capacidade de memória, foco e velocidade cerebral. Você pode jogar, realizar exercícios simples e treinamentos no aplicativo.
Monument Valley:
O visual do aplicativo é incrível e a proposta do jogo é exercitar o cérebro em quebra-cabeças bem desafiadores.
Brain Test Age:
O objetivo desse aplicativo é aprimorar sua memória de curto prazo, ou seja, seus exercícios podem incrementar sua capacidade de se lembrar de eventos recentes.
TrainBrain:
A matemática é sua aliada para aprimorar sua capacidade de raciocínio. Nesse aplicativo, você deve completar equações para alcançar os resultados indicados na tela.
© Crédito: Shutterstock.
Portal MSN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário