Dicas para não enfiar o 'pé na jaca' nas festas de fim de ano.
As festas de fim de ano estão se aproximando e com elas uma série de banquetes regados a carnes, massas, quitutes, doces e bebidas que tornam qualquer dieta balanceada um desafio.
A celebração da empresa com comes e bebes à vontade, a ceia de Natal com pratos preparados por toda a família, depois o almoço e, claro, a virada do ano quando comer e beber faz parte da comemoração.
Quem consegue passar esse período sem se entregar à comilança? Ao longo dos 10 anos de atendimento em consultório, a nutricionista Iara Waitzberg Lewinski diz que são poucos: “Quase todo mundo abusa”.
O início do ano geralmente é o período de contensão para compensar os exageros, segundo Iara. Com rotina alimentar e exercícios, as pessoas realmente acabam se recuperando. “É comum ouvirmos: ‘o importante não é o que você come entre o Natal e o Ano Novo, mas entre o Ano Novo e o Natal'”, comentou.
Essa semana de “pé na jaca”, porém, pode provocar vários efeitos negativos no organismo, tais como gastrite, diarreia, aumento da glicemia e do colesterol, enumerou o nutricionista Daniel Magnoni. Sem falar no ganho de peso e gordura.
Uma das principais dicas para quem quer aproveitar as festas sem sobrecarregar a dieta é “observar todos os pratos que estão na mesa antes de começar a se servir“, afirmou Iara. Assim, é possível selecionar melhor o que vai e o que fica fora do prato.
As festas se estendem por horas, então o conselho de Magnoni é fracionar a dieta. Colocar pouca comida no prato e se servir mais vezes é uma estratégia para não comer a mais, segundo os especialistas, e também uma forma de provar de tudo um pouco.
“Quando comemos devagar, automaticamente comemos menos”, afirmou Iara. Saborear cada garfada ajuda não somente a apreciar mais a comida, como também a aumentar a saciedade.
Uma pesquisa feita pela Universidade de Wageningen, na Holanda, comprovou que levar mais tempo mastigando os alimentos, além de facilitar o processo de digestão, faz com que o organismo produza maior quantidade do hormônio de saciedade.
O ideal, segundo o estudo, é uma mastigação de pelo menos 20 vezes para cada porção de alimento.
Na hora de montar o prato
“Abuse de saladas, vegetais, peixes e comidas com redução de sal e açúcar”, indicou Magnoni.  “Todos os alimentos ricos em água e fibras são amigos do prato e ajudam a alimentação a ficar mais balanceada”, acrescentou Iara.
Entre as dicas da nutricionista, estão preencher uma boa parcela do prato com salada e legumes todas as vezes que for se servir e acrescentar frutas frescas na hora da sobremesa. Eliminar a ingestão de fritura, massas, queijos e carne vemelha previne indigestão.
Bebidas alcoólicas
Beber um pouco a mais, ou muito, no período de festas também é comum. A primeira dica de Magnoni para quem costuma ingerir bebidas alcoólicas é tentar “ingerir o habitual“, sem exageros. Intercalar um copo de água entre os drinques ajuda a manter o organismo hidratado e previne mal-estares.
O álcool é diurético e provoca desidratação que é uma das principais causas da ressaca. Entre as bebidas alcoólicas, Iara indica o vinho como uma boa escolha, pois contém antioxidantes.
Como última dica para manter o equilíbrio durante as festas, está a intensificação da prática de exercícios, já que o consumo de calorias será maior. “Pratique caminhadas ou outro tipo de atividade física leve.  Só não vale ficar parado”, concluiu a nutricionista.
Foto: Getty Images. Por Thaís Sabino (@thaissabino).
Site Yahoo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário