Casa de 26 m² tem espaço para tudo
Tudo integrado
Home office, cozinha e lavanderia. A marcenaria foi feita com compensado naval e laca, alternativa barata.
Dois pavimentos
A escada de aço leva ao único quarto da casa
A frente e o fundo da casa foram feitos com vitrôs, o que proporciona boa iluminação e circulação de ar

Estar
O piso é de porcelanato que imita cimento queimado. O sofá, com rodinhas, pode ser posicionado da forma mais conveniente quando a moradora recebe visitas
Quarto
Cabeceira com criado-mudo acoplado no único quarto da casa
Marcenaria
A porta do armário é de correr para ocupar menos espaço.
Banheiro
O banheiro tem marcenaria compacta
Quintal
Um espaço de estar foi montado na área externa.

Para dar mais vida ao lugar, plantas em vasos na prateleira
Terreno
Entrada da casa rodeada de verde
A poucos metros do metrô Vila Madalena, na zona oeste de São Paulo, uma casa de 26 m² foi construída para refletir um estilo de vida.
Ter pouco espaço, poucos móveis, muita ventilação e iluminação natural.
A ideia caiu bem para a proprietária do terreno, alguém a fim de construir algo fora do comum. “Não era uma questão de necessidade, o tínhamos uma área razoável, mas apresentei um projeto onde a ocupação máxima do espaço não era prioridade”, diz Fábio Marins, arquiteto responsável pela obra.
A proposta de viver em uma casa pequena veio junto com a possibilidade de ter um jardim ao ar livre, com espaço suficiente para estender uma rede e cultivar muitas plantas.
Para isso, a casa de dois pavimentos foi pensada da maneira mais compacta possível.
No primeiro piso, a pequena sala de estar divide espaço com uma bancada de trabalho feita de compensado naval e fórmica.
O mesmo tipo de marcenaria foi usado na cozinha, posicionada em frente ao cubo de ferro preto que abriga o único banheiro da casa.
“Buscamos materiais baratos, como o compensado, a cerâmica e o aço, que usamos na escada que leva ao segundo pavimento. Uma escolha condizente com a proposta de viver em uma casa pequena, com poucos móveis e só o necessário”, diz Marins.
Para que o projeto fosse bem-sucedido, o arquiteto tratou de dar atenção a iluminação e ventilação, algo que considera essencial para viver com conforto em uma casa ou apartamento pequeno.
“É o principal, sem isso a sensação é de enclausuramento, e ninguém vive assim com qualidade. Nesse projeto, a frente e o fundo da casa são feitos com esquadrias que podem ficar abertas quando necessário”, explica. Para o projeto de iluminação, o arquiteto usou tubulação aparente em todos os ambientes, inclusive na área externa.
O mobiliário feito sob medida foi pensado para se encaixar em determinados espaços sem ocupar um centímetro sequer a mais do que o necessário.
O sofá, compacto, tem rodinhas para que possa ser posicionado da maneira mais conveniente quando a casa receber hóspedes. No quarto, o armário de roupas tem porta de correr e é feito com o mesmo compensado que aparece no resto da casa, assim como a cabeceira da cama e o criado-mudo.
A decoração quase não tem adornos. Em linhas gerais, foram poucas escolhas necessárias para que a casa fosse como é hoje.
“Morar em um lugar de menos de 30 m², nesse caso, foi uma opção por um estilo de vida: viver com menos, ter mais área ao ar livre e ser mais econômico em cada escolha do dia a dia. Pode parecer difícil para quem vive em uma casa grande, mas temos de estar abertos para essa ideia.”
Taboola © Fornecido por Estadão
Portal MSN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário