VEJA COMO SURGIU A CANETA ESFEROGRÁFICA

Descubra como surgiram as grandes invenções da humanidade.

          Você sabe quando surgiu a primeira caneta esferográfica? No livro "As Grandes Invenções da Humanidade" (Larousse), as primeiras são atribuídas aos irmãos húngaros, Ladislas e Georg Biro, que registraram a patente de uma caneta esferográfica em 1938. O invento é um dos 150 que revolucionaram a ciência e nosso cotidiano.
          Mas houve um invento anterior a dos irmãos Biro. A ideia de uma caneta com ponta de esfera giratória remonta a 1888, data em que o americano John J. Loud patenteia uma caneta esferográfica que ele cogita utilizar como marcador de superfícies rugosas. A caneta de Loud logo é utilizada na confecção, para as transcrições de medida sobre o couro e tecidos, mas o americano deixa sua patente expirar sem jamais considerar o emprego de sua caneta para a escrita propriamente dita. Divulgação
Livro traz as 150 invenções que revolucionaram a humanidade.
          A popularização da caneta esferográfica só aconteceu depois de 1945, quando o empresário norte-americano Milton Reynolds, que viu a caneta dos irmãos Biro na Argentina. Ele desenvolveu seu próprio modelo, com alimentação da tinta por gravidade. O Sucesso comercial foi imenso, mas a caneta de Reynolds ainda estava longe de estar pronta: vazava e manchava a roupa. 
           O problema foi resolvido pelo químico austríaco Franz Seech, que desenvolveu uma tinta que seca em contato com o ar e que mantém a ponta retrátil da caneta limpa. A Frawley Manufacturing Company foi a primeira a lançar uma caneta esferográfica com a nova tinta, a Paper Mate, e o objeto se torna então de uso corrente.
Folha online.
"As Grandes Invenções da Humanidade"

Nenhum comentário:

Postar um comentário