PROTEJA O SEU SMARTPHONE
Tablets e celulares modernos não são mais seguros que o computador que você tem em casa. Confira dicas para garantir que seus dados não sejam roubados

 As pessoas parecem se preocupar com segurança em smartphones bem menos do que se preocupam quando se trata de computadores. Em casa, quase todo mundo possuiu um antivírus, mesmo que gratuito.
 Nos celulares, por outro lado, essa idéia nem passa pela cabeça de muita gente. Mas a possibilidade de invadir e roubar dados de um smartphone é real e o perigo, imenso - principalmente com a crescente popularização desses aparelhos e, agora, também de seus irmãos maiores, os tablets.
 Do seu iPhone ou Android ou iPad é possível roubar informações sobre sua conta bancária (se você usar algum aplicativo para acessar seu banco), senhas de email, Facebook, Twitter, e vários outros dados.
Quanto mais nos conectamos, mais importante ficam as preocupações com segurança. Não dá para achar que dispositivos móveis são mais seguros que computadores - simplesmente porque eles não são. Algumas dicas para cuidar de seu smartphone ou tablet:
Bloqueie a tela com uma senha
Simples, mas eficaz. Atrapalha a ação de bandidos se seu celular for roubado e também impede que alguém mexa em seu aparelho quando você não estiver olhando.
Desligue o Bluetooth quando não estiver usando
É possível acessar e roubar informação de um aparelho através de falhas no Bluetooth, uma tecnologia quer permite a comunicação sem fio entre dispositivos. Escolhe bem a senha utilizada no Bluetooth e não esquece de mudar com freqüência.
Cuidado com redes de wi-fi públicas
Estar conectando na mesma rede que você ajuda alguém que queria invadir seu celular. Muito cuidado com quais redes públicas de internet sem fio utiliza - por mais que a internet de graça no restaurante ou no bar seja muito útil, essa também é uma área perigosa.
Pessoas conectadas ao mesmo wi-fi ou os donos da rede podem obter acesso a seus dados. Procure utilizar redes protegidas e nunca se conecte a um wi-fi não confiável.

Instale um app de controle à distância
Há vários aplicativos que permitem comandar alguns recursos do seu smartphone remotamente. Um dos principais usos dessa tecnologia é apagar seus dados caso o aparelho seja roubado.
 Alguns apps também servem para descobrir a localização do celular.
Faça backups
Não deixe suas coisas salvas apenas no smartphone: celulares podem ser roubados, perdidos, quebrados. A informação é mais valiosa que seu aparelho.
 Há aplicativos que criam cópias de segurança automaticamente do smartphone para o computador, ou para algum servidor na internet. Outra opção é copiar tudo manualmente do celular para outro lugar.
Mantenha o sistema em dia com as atualizações
Sempre tenha as versões mais recentes de software e firmware em seu smartphone. A maior parte dessas atualizações, feitas pelas operadoras ou pelas fabricantes, são para arrumar problemas de segurança que poderiam ser usados para atacar seu celular. Procure no site da operadora e da fabricante para saber sobre atualizações.
Evite modificar o sistema
É comum entre usuários de smartphone a prática do jailbreak, um desbloqueio não oficial que permite a utilização de configurações não aceitas pela fabricante do celular. Embora tenha vantagens em algumas situações, o jailbreak também é perigoso: as mudanças no sistema podem torná-lo mais vulnerável, e proteções da fabricante são perdidas.
Jailbreak não é uma prática ilegal, embora o desbloqueio possa fazer você perder a garantia do aparelho.
Instale apenas apps confiáveis
Se o seu smartphone for desbloqueado ou não, tanto faz: só instale aplicativos em que você confiar. Não baixe tudo o que ver pela frente. No caso de iPhones e iPads bloqueados, só é possível instalar apps aprovados pela Apple - mas mesmo entre esses já foram encontrados programas maliciosos.
 Celulares e tables com Android são mais livres - e às vezes por isso mais perigosas. O Google possuiu uma loja oficial de apps para Android, assim como a Amazon. Evite programas que você não conhece. Pesquise na internet antes de instalar.
Use antivírus
Sim, como o seu computador, o seu celular também pode ser infectado por vírus. Sim, é preciso ter um programa para evitar isso. Mas não se preocupe tanto: assim como para computadores, há várias opções gratuitas, muitas delas são versões móveis dos mesmos programas que usamos em casa, como McAfee, AVG, Avast. Não importa qual você escolher: mantenha sempre atualizado. Só assim você vai estar protegido.
Revista ÉPOCA. RDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário