CAMPANHA DE MARKETING POR E-MAIL PEDE OBJETIVIDADE.
O e-mail é a principal ferramenta do marketing direto hoje. Das campanhas brasileiras contabilizadas pela Abemd (Associação Brasileira de Marketing Direto), 78% o utilizam.
O desafio, no entanto, é saber como utilizá-lo de maneira eficiente e sem que ele seja deletado como spam.
O primeiro passo é pedir autorização prévia, segundo Eduardo Ayrosa, professor da FGV/Ebape (Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas).
"Receber uma mensagem que você não solicitou é uma agressão, como se você fosse parado na rua e obrigado a receber uma informação", diz Ayrosa, que considera a iniciativa como antipropaganda.
Para que seu e-mail marketing não vá parar na lixeira, a dica é ser objetivo. No assunto, a empresa deve unir clareza e criatividade, segundo Ayrosa.
Outra recomendação é segmentar os comunicados de acordo com os públicos de interesse, afirma Edson Barbieri, CEO da Frontier Digital Business, empresa especializada em soluções para marketing digital.
"As empresas devem coletar o máximo de informações sobre seu público e atualizá-las", complementa. O acompanhamento dos resultados da comunicação, dizem os especialistas, é importante para avaliar o que melhor funciona com o público.
Para ajudar as empresas que têm dúvidas a respeito do tema, a Abemd elaborou o Código de Autorregulamentação para Prática de E-mail Marketing. Uma das recomendações é que o comunicado tenha a opção de ser cancelado, se assim ele desejar.
OS 10 PASSOS DO E-MAIL DE MARKETING EFICAZ:
Não compre lista de endereços, pois são antiéticos e podem não trazer o retorno desejado;
Tenha uma política de captação de e-mail clara. Sorteios, pesquisas, feiras e eventos são boas oportunidades para contatar esse cliente;
Só mande e-mail com autorização do cliente, e garanta a opção de descadastramento automático caso o destinatário não tenha mais interesse de receber e-mails;
Exclua da lista os e-mails que retornem com erros definitivos de envio. Se possível, invista em um programa que lhe ofereça dados sobre o retorno das ações (quantas pessoas abriram o e-mail, quantas realizaram a ação final desejada com o e-mail marketing);
Planeje a campanha com vistas aos objetivos de sua empresa;
Invista na informação criteriosa sobre seu cliente e segmente a sua base de dados para direcionar informações de acordo com o perfil;
Não envie e-mail só com imagens ou utilizando Flash. Dê uma opção para que ele abra a mensagem em um link;
Não envie arquivo anexo, pois os programas de e-mail podem interpretá-lo como spam;
Pelo mesmo motivo, evite palavras como "grátis", "clique aqui", "promoção", "oferta" e "o mais barato".
Siga as regras do Capem. Ou seja, tenha boas práticas de conduta e sempre respeite o que foi acordado (se foi) no momento da coleta da autorização.
DANIELE MAIA TELLES. Folha online.
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