PERGUNTA: DEVO ESTICAR A NOITE?
Qual a medida ideal? Ainda me deparo com uma situação que acredito que muitas mulheres devem se perguntar ao ter o primeiro encontro. Como agir diante de um convite para "esticar" mais a noite?
Ilustremos a situação: Você está em um site de relacionamento, acaba conhecendo virtualmente uma pessoa que tem muitas coisas em comum com você. Depois de várias semanas de conversa, surge a oportunidade de se conhecerem. O primeiro contato, a primeira conversa e ambos saem para jantar juntos.
O homem, gentil e educado, a pega pela mão para acompanhá-la, assim como pega na sua mão após o jantar. Na saída do restaurante, acontece o primeiro beijo, o primeiro abraço. Percebe-se sutilmente que ele adoraria sair com você para um lugar mais reservado. No entanto, você pede que ele a deixe em casa.
Na frente da sua casa, ele diz que adoraria entrar e ficar mais um pouco com você. No entanto, você diz que ainda é muito cedo, considerando que se conheceram pessoalmente naquele dia.
Brincando, ele a chama de chata e você responde, sorrindo, que de fato é chata. Parecendo decepcionado, ele volta para casa, mas manda uma mensagem dizendo que chegou bem em casa, mas que teve a impressão que você não gostou dele.
A questão é simples; e talvez uma das mais polêmicas no mundo feminino! O que seria o ideal em um primeiro encontro? Deixar se levar pelo momento, considerando a possibilidade de acabar a noite em um quarto de motel, ou preservar-se, mesmo sabendo que isso pode fazer com que a outra pessoa acabe interpretando de uma forma equivocada tal atitude?
RESPOSTA
O assunto é sem dúvida polêmica e tem esse caráter exatamente pelo fato de não ter uma única resposta. Todas as situações de um relacionamento serão interpretadas baseadas em aspectos muitos subjetivos de cada um e nessa hora os desencontros acontecem.
O que você entende como se preservar ou respeitar os limites que a deixam confortável, ele por sua vez compreende como se você não tivesse gostado dele. Ele pode realmente acreditar nisso como pode estar fazendo apenas um jogo, e você por sua vez interpretará de forma pessoal o que ele lhe escreveu.
Como não existe certo ou errado nesse tema, assim como não existe um casal que tenha deixado de se formar porque o sexo demorou mais ou menos para acontecer, você deve seguir no ritmo próprio que vocês como dupla encontrarem. Um casal se forma e se mantém porque se gostaram quando se conheceram, porque desejam estar juntos, porque possuem afinidades e por aspectos inconscientes que exercem enorme influência. O sexo é só mais um capítulo dentre muitos outros.
Você deve respeitar seus valores e acima de tudo a si mesma; transar como uma pessoa para provar que gosta dela é algo que não faz muito sentido, já que gostando dela o sexo acontecerá naturalmente. Portanto, esqueça essa busca pelo "ideal no primeiro encontro", esse conceito não existe, já que não podemos enquadrar todas as pessoas em um único ideal. Você precisa ver a relação como uma construção, como passos que se sucedem em uma direção e que esses passos são dados naturalmente, ainda mais quando se trata de pessoas adultas e já vividas.
Um abraço,
Juliana
Esta pergunta foi respondida por:
Dra. Juliana Amaral
Psicóloga
Site MSN online
Nenhum comentário:
Postar um comentário