PESQUISA PUBLICADA NA REVISTA “SCIENCE”, MOSTRA COMO REAGIMOS À FOFOCA.
RIO - Deliciosa ou destrutiva, a fofoca tem o propósito de nos dar informações sobre outras pessoas de quem podemos querer nos afastar. Um estudo publicado na edição desta quinta-feira da revista "Science" mostra como nosso cérebro usa a fofoca: os pesquisadores descobriram que inconscientemente prestamos mais atenção ao rosto de pessoas de quem ouvimos coisas negativas.
O pesquisador Eric Anderson e seus colegas fizeram experimentos em torno de um fenômeno chamado rivalidade binocular. Quando duas imagens diferentes são apresentadas simultaneamente aos olhos, a pessoa primeiro vê uma imagem e depois a outra, mas o tempo que cada imagem é registrada geralmente não é controlada conscientemente pelo espectador.
No experimento, os pesquisadores primeiro mostraram imagens de pessoas com rostos neutros, acompanhados de legendas que descreviam ações negativas, neutras ou positivas supostamente praticadas por cada uma delas. Os voluntários então observavam em um espelho duas imagens: um desses rostos e uma casa.
Em seguida, apertavam uma tecla em um painel quando as imagens se alteravam. Os resultados mostraram que os voluntários registraram os rostos associados às informações negativas por mais tempo, comparado às imagens com informações neutras ou positivas.
"Em suma, ao ouvir que uma pessoa roubou, mentiu e enganou torna mais provável que um observador consciente veja em uma face neutra a de um suposto vilão", escrevem os pesquisadores.
Links patrocinados
JORNAL GLOBO online
Nenhum comentário:
Postar um comentário