ARTRITE FAZ AUMENTAR O RISCO DE DOENÇAS CARDÍACAS.
Estudo mostra que pacientes que sofrem com o mal apresentam mais com doenças cardiovasculares.  "A inflamação associada à artrite reumatoide aumenta o risco de pacientes desenvolverem doença cardíaca e outros eventos cardiovasculares.
No entanto, é possível reduzir este risco a partir de um ataque em duas frentes: ao tratar a inflamação e fatores de risco tradicionais para doença cardíaca”.
Pacientes com artrite reumatoide correm mais risco de morrer em decorrência de doença cardiovascular, segundo um novo estudo publicado na revista científica Arthiritis Research & Therapy.
De acordo com a pesquisa, o risco é maior devido a fatores como inflamação que ocorrem por causa da doença, além dos fatores de risco conhecidos que afetam a população geral.
O estudo acompanhou por cinco anos 400 pacientes, a partir da data do diagnóstico da artrite. A progressão da doença foi medida a partir de marcadores químicos de inflamação e aparência física. Os pacientes também foram monitorados junto com fatores de risco para problemas cardíacos, como peso, níveis de colesterol, pressão arterial, diabetes e tabagismo.
Depois de cinco anos, 97% dos pacientes tratados com drogas anti-reumaticas apresentaram redução da inflamação e melhora da aparência física.
Segundo a análise de dados, eventos cardiovasculares, como doença cardíaca e acidente vascular cerebral poderiam ser previstos pela intensidade de artrite e pela presença de diabetes, pressão alta e nível de triglicérides.
"A inflamação associada à artrite reumatoide aumenta o risco de pacientes desenvolverem doença cardíaca e outros eventos cardiovasculares.
No entanto, é possível reduzir este risco a partir de um ataque em duas frentes: ao tratar a inflamação e fatores de risco tradicionais para doença cardíaca”, diz Wållberg-Jonsson, do Hospital Universitário Umeå, na Suécia.
Revista VEJA online. (Comstock/Thinkstock).  Wållberg-Jonsson, do Hospital Universitário Umeå, na Suécia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário