A ProTeste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) avaliou cinco modelos de purificadores de água e descobriu que dois dos modelos pioram a qualidade da água, sendo que um deles adiciona metal pesado à agua.
Dos cinco modelos testados, apenas um foi aprovado segundo os parâmetros do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).
Foram avaliados os seguintes purificadores: Sterilizer, da Latina Eletrodomésticos; Noblesse Flex HF, da Europa; PA30G, da Electrolux; Compact Gel, da Ulfer; e BPA50, da Brastemp.
O purificador da Ulfer foi eliminado do teste por apresentar uma quantidade de prata na água 14 vezes maior do que a permitida em lei. A prata não é eliminada pelo organismo.
O modelo da Electrolux apresenta um ambiente que favorece a proliferação de micro-organismos. A concentração inicial de bactérias na água aumentou em mais de 10% após a passagem pelo filtro, piorando a qualidade da água.
Os itens da Ulfer e da Electrolux também apresentaram problemas no teste de redução da quantidade de cloro. O modelo da Ulfer reduziu em 62% a concentração de cloro e o da Electrolux, em 57%; a informação dos aparelhos é de que eliminariam ao menos 75% do cloro.
Também foi constatada a incapacidade de eliminar ou reter bactérias satisfatoriamente nos dois modelos. Os resultados do teste foram encaminhados ao Inmetro, solicitando a retirada dos produtos dos fabricantes que não se adequararem às regras de certificação.
CRITÉRIOS
Foram avaliados os seguintes itens: facilidade de uso, segurança, manual de instrução, risco à saúde, eficiência, capacidade de resfriamento e consumo de energia.
Apenas um produto é recomendado pela associação, o modelo Sterilizer, da marca Latina, "por apresentar eficiência bacteriológica e microbiológica, o foco do produto", de acordo com o relatório da ProTeste.
Folha online
Nenhum comentário:
Postar um comentário