SAÚDE: 91% DOS BRASILEIROS SÃO CONTRA A CRIAÇÃO DE UM NOVO IMPOSTO PARA A SAÚDE.
SÃO PAULO – Os brasileiros querem melhorias na saúde pública e não querem pagar mais impostos por isso, 91% da população é contra a criação de um novo imposto para o setor, é o que revela a pesquisa realizada pelo DataSenado.
Segundo a pesquisa, 70% da população acredita que a saúde pública tem que melhorar e tem dinheiro para isso, o que falta, na opinião dos entrevistados, é uma gestão mais eficiente dos recursos. Apenas 2,95% são a favor da criação de um novo imposto.
A pesquisa foi motivada pelo debate legislativo em torno da Emenda 29, proposta constitucional que estabelece percentuais mínimos de aplicação de recursos da União, Estados e Municípios para o financiamento da saúde pública.
Recursos
A maioria dos entrevistados (53%) é a favor do aumento de impostos sobre cigarros e bebidas alcoólicas para financiar a saúde pública, enquanto 26% defendem que a solução seria uma maior alocação dos recursos já existentes para o setor. Já para outros 26% o dinheiro pode sair de outras áreas do governo.
Nível de satisfação
Os serviços de saúde pública são usados por 65% dos entrevistados, entre eles, mais da metade (61%) informaram que já tiveram que ir a outra cidade para conseguir atendimento médico.
O nível de satisfação é menor na região Nordeste, apenas 29% dos entrevistados informaram estar satisfeitos com o serviço de saúde na região. Por outro lado, a região Norte do País tem o maior índice de satisfação, 56%.
Entre os entrevistados, 34% informaram não usar a rede pública de saúde, recorrendo apenas a planos de saúde privados.
Site Yahoo
Nenhum comentário:
Postar um comentário