CONSIDERADO A PRINCIPAL AMEAÇA VIRTUAL DO MOMENTO, O VIRUS SE PROPAGA POR ARQUIVO DO W0RD.
Crackers se aproveitaram de um defeito desconhecido do sistema Windows, da Microsoft. A Microsoft admitiu nesta terça-feira que crackers se aproveitaram de uma vulnerabilidade do sistema Windows para infectar computadores com o vírus Duqu, considerado por especialistas como a próxima grande ameaça virtual.
"Alertamos a Microsoft sobre a vulnerabilidade e eles afirmaram estar trabalhando duro para consertá-la", afirmou a empresa americana de cibersegurança Symantec em seu blog oficial.
O vírus começou a se espalhar nos computadores com Windows a partir de um arquivo do Word que, quando aberto, instala o Duqu no computador.
Pesquisadores da Symantec acreditam que os crackers enviaram e-mails contando o arquivo do Word às vítimas. O vírus seria capaz  de controlar o computador infectado, acessar a rede interna de uma empresa para se propagar, e ainda rastrear o sistema em busca de dados.
Governos e empresas do mundo estão estudando o Duqu e deduzem que ele foi desenvolvido por crackers habilidosos para ajudar em ataques a centrais elétricas e outos serviços essenciais.
O vírus é semelhante ao Stuxnet, programa malicioso que invadiu e sabotou instalações nucleares no Irã. O Duqu foi descoberto em outubro pelo Laboratório de Criptografia e Segurança do Sistema da Universidade de Tecnologia e Economia de Budapeste (CrySyS/BME), que alertou a Symantec.
Revista VEJA online. (Getty Images)


Nenhum comentário:

Postar um comentário