Obama anuncia 'linhas gerais' de um acordo de livre comércio transpacífico. 'Ainda faltam alguns detalhes para resolver, mas temos confiança de que vamos conseguir', disse presidente americano.
O presidente americano, Barack Obama, anunciou neste sábado que os nove países que negociam um tratado de livre comércio transpacífico (TPP) chegaram a um acordo "em linhas gerais" cujos detalhes deverão continuar sendo negociados.
"Ainda faltam alguns detalhes para resolver, mas temos confiança de que vamos conseguir", disse Obama ao receber aos oito líderes do acordo, em meio à reunião anual do Fórum de Cooperação Econômica Ásia Pacífico (APEC).
O tratado, cujas negociações foram iniciadas em 2004, incluem a presença de Austrália, Brunei, Chile, Estados Unidos, Malásia, Nova Zelândia, Peru, Singapura e Vietnã.
O Japão anunciou na sexta-feira sua intenção de unir-se às negociações, cuja última rodada aconteceu em Lima, há três semanas. O Representante Comercial americano, Ron Kirk, felicitou o anúncio do Japão.
"Os Estados Unidos saúdam o importante anúncio do primeiro-ministro Yoshihiko Noda", declarou Kirk em um comunicado divulgado do Havai, onde se celebra a reunião anual do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico.
Revista VEJA online. (Com agência France-Presse)
Nenhum comentário:
Postar um comentário