Petroleiros anunciam início de greve geral para dia 16. Em comunicado divulgado nesta segunda (7), a Federação Única dos Petroleiros informa que os trabalhadores da Petrobras decidiram entrar em greve.
A paralisação foi marcada para quarta-feira (16) da semana que vem e vai durar por “tempo indeterminado”.Após sete rodadas de negociação, a Petrobras apresentou, em 31 de outubro, uma contraproposta à pauta de reivindicações dos petroleiros.
Levada a voto, a oferta da estatal foi rejeitada em assembleias. Optou-se pela greve. A federação anuncia o propósito de exercer “controle da produção” de petróleo. Dito de outro modo: para dobrar a Petrobrás, os grevistas tentarão impedir que o óleo bombeado das jazidas chegue aos barris.
A pauta de reivindicações dos petroleiros é extensa. Inclui de cláusulas “sociais” a um reajuste real (acima da inflação) de 10%.
A federação petroleira alega que a Petrobras mostrou-se especialmente insensível ao pedaço da pauta que trata de saúde e segurança.
Sustenta-se que, em 2011, foram à cova 16 trabalhadores vitimados por acidentes de trabalho nas instalações da Petrobras. Desde 1995, os mortos somariam 310.
Folha ONLINE
Nenhum comentário:
Postar um comentário