EFETIVO POLICIAL PARA O RÉVEILLON DE COPACABANA SERÁ 10% MAIOR
O prefeito Eduardo Paes vistoria o palco do réveillon de Copacabana. RIO - A Polícia Militar anunciou que o efetivo policial para o réveillon será de 7.200 homens e 1.300 viaturas, um número 10% maior do que na festa para da virada 2010/2011. Só em Copacabana, onde é aguardado um público de 2 milhões de pessoas, segundo expectativa da PM, serão empregados 1.554 policiais.
Trinta torres de segurança serão espalhadas pelo calçadão e areia com 300 policiais. Segundo o coordenador de Comunicação da PM, coronel Frederico Caldas, a utilização da Taser (arma não letal que imobiliza a pessoa) será uma novidade. O equipamento será utilizado para conter situações de tumulto. No total, 1.400 homens garantirão também a festa das comunidades pacificadas.
— O objetivo é usar o equipamento em pessoas que estiverem causando problemas e alteradas. A pessoa recebe um choque e fica imobilizada sem que seja causado nenhum dano físico a ela — disse o coronel José Luis Castro Menezes, do 1º Comando de Policiamento de Área, informando também que os policiais receberam treinamento para utilizar a Taser.
Já o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) contará com 1.726 policiais em 203 viaturas. O policiamento será empregado nas principais vias da capital e do interior, além das linhas Vermelha e Amarela, Avenida Brasil e Perimetral. Um oficial da PM também estará de plantão no Centro de Comando e Controle da Prefeitura.
— Essa operação começa na sexta-feira já com reforço nas principais vias do estado. A nossa a expectativa é que, a partir desse planejamento que foi implantado, nós tenhamos um réveillon bastante tranquilo — disse coronel Frederico Caldas.
Na manhã desta quarta-feira, o prefeito Eduardo Paes visitou o palco principal da festa de réveillon em Copacabana. Ele comentou que o charme do evento será a sustentabilidade.
O novo esquema de trânsito montado pela prefeitura para o réveillon na Praia de Copacabana este ano levou na terça-feira o diretor de Operações da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), Joaquim Dinis, a lançar um apelo: mais do que nunca, o público deve evitar ir de carro ao bairro no dia 31. O esquema, que inclui bolsões de estacionamento para táxis e ônibus nos limites do bairro, eliminará vagas na Avenida Nossa Senhora de Copacabana e nas ruas Barata Ribeiro e Prado Júnior desde o primeiro minuto de sábado.
Na madrugada de sexta, a prefeitura fará uma simulação do novo esquema de trânsito. Os agentes vão se posicionar nos pontos de bloqueio, mas sem realizar qualquer interdição.
Jornal EXTRA online. Waleska Borges - O Globo. Foto: Gabriel de Paiva / O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário