Incentivo e paciência são ingredientes essenciais durante essa fase. Embora demorado, aprender a ir ao banheiro por conta própria é um processo simples. É muito útil se os pais souberem identificar as etapas do processo e, assim, oferecer apoio. Lembre-se: a conquista é da criança e não sua!
Para começar, ela precisa ser ensinada e entender o uso do banheiro antes de aprender como usá-lo. Explique tudo: quando é o momento de ir, entrar no banheiro, tirar a roupa, limpar-se, dar descarga e lavar as mãos. É óbvio que seu filho vai se atrapalhar no começo, mas é importante reforçar o sucesso com elogios em cada acerto.
O uso de um peniquinho pode ser muito útil. Dê tempo para que seu filho se acostume, observe, toque e brinque. Ele precisa sentir que aquele objeto é dele. Depois, comece a colocar a criança sentada uma vez por dia, sem tirar a roupa. Quando ela se acostumar, comece a ensiná-la a sentar sem a roupa.
Se a criança evacuar na fralda, coloque no peniquinho enquanto ela observa. Isso irá mostrar qual o lugar certo das suas necessidades.
Outras dicas importantes:
- Meninos e meninas devem sentar-se no vaso no início. Ensine os dois igualmente.
- Observe a criança. Caretas, resmungos ou as famosas “dancinhas” podem ser sinais de urgência em usar o banheiro. Quando notar esse comportamento, pergunte se é isso o que ela precisa.
- Vista seu filho com roupas fáceis de tirar e colocar, e ensine-o a se despir e a se vestir.
- Quando a criança começar a usar muito o peniquinho, vale a pena tentar retirar a fralda. Comece colocando calcinhas ou cuecas apenas por alguns momentos do dia e vá aumentando o período gradativamente.
- Acidentes acontecem. Às vezes a criança não consegue segurar a urina ou as fezes. É parte do processo de aprendizagem e jamais brigue com ela por causa disso.
- Converse com a escola e com as pessoas que cuidam do seu filho. É importante que todos saibam do processo de aprendizado e ajudem a criança como possível.
Site MSN

Nenhum comentário:

Postar um comentário