Prefeitura prepara simulação do esquema de trânsito para fazer os últimos ajustes. Transporte público será a melhor opção.
Montagem do palco Sol, o principal da praia de Copacabana, em frente ao Copacabana Palace (Cecília Ritto).
O esquema de trânsito para o réveillon na praia de Copacabana será testado na madrugada de sexta-feira, um dia antes da virada. A simulação é novidade no Rio e será posta em prática por causa das interdições da Avenida Nossa Senhora de Copacabana e da Rua Barata Ribeiro. Nos anos anteriores apenas a Avenida Atlântica ficava fechada para o trânsito.
O objetivo da operação é testar o esquema que será executado no sábado. Serão mobilizados operadores de trânsito, os consórcios que operam as linhas municipais de ônibus, técnicos da secretaria municipal de Transportes e da CET-Rio. Com maior número de interdições de vias, os coletivos terão seus itinerários modificados, e na madrugada de sexta isso será ensaiado.
A simulação foi uma recomendação do secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, para testar as mudanças e ajudar os fiscais a se familiarizarem com as novidades. Por causa das interdições, a prefeitura recomenda o uso de transportes públicos para quem for assistir à queima de fogos na praia de Copacabana.
Mais de 80 linhas de ônibus serão disponibilizadas para a área do evento. Ônibus de turismo não poderão estacionar em Copacabana, nem nas imediações, como Ipanema, Lagoa, Urca e Botafogo. O estacionamento deve ser feito na área do Teleporto e na Av. Rio Branco.
A secretaria municipal de Ordem Pública vai atuar com reboques para reprimir o estacionamento irregular. Os veículos parados em locais inapropriados serão levados para depósitos públicos do município. A CET-Rio terá outros oito reboques para desobstruir vias caso algum veículo enguice. Coibir o estacionamento é uma forma de facilitar o trânsito de pedestres pelas ruas. Banners e panfletos serão distribuídos para orientar o escoamento de pessoas e coletivos.
Revista VEJA online
Nenhum comentário:
Postar um comentário