Sertanejos, religiosos e volta ao disco de nomes tradicionais da MPB marcam lançamentos de 2011.
Rio - Nesses tempos de pirataria, vender um milhão de discos é um feito digno de, no mínimo, um tremendo respeito. Hoje, 50 mil cópias já garantem o disco de ouro; 150 mil, o de platina; e 250 mil, o de diamante.
Em 2011, apenas dois artistas se destacaram por ultrapassar a tal marca do milhão: a cantora sertaneja Paula Fernandes e o padre Marcelo Rossi.
“Agradeço a todos que compraram meus CD e DVD originais”, comenta Paula, atestando a crise pela qual passa a indústria fonográfica.
Em apenas um ano ela se tornou o maior fenômeno de vendas no Brasil, catapultada ao estrelato principalmente depois da aparição no especial natalino de Roberto Carlos, em 2010 — e a ajudinha de um suposto romance com o Rei.
Outro bafão que marcou este ano foi o namoro com data para terminar entre o Exaltasamba e seus fãs. O grupo anunciou que encerra as atividades em 21 de fevereiro de 2012, em Santa Catarina, o que gerou uma histeria digna de beatlemania (guardadas as devidas proporções, por favor) e garantiu a onipresença da banda em tudo quanto é programa de rádio e televisão.
Mas, como dizem que em música não existe fórmula, enquanto o Exalta se valeu da superexposição, uma cantora se destacou em 2011 justamente por estar bem sumida e voltar à ativa depois de cinco anos. O novo CD de Marisa Monte, ‘O Que Você Quer Saber de Verdade’, em apenas três meses entrou na lista dos mais vendidos com a nada discreta marca de 120 mil cópias.
“O formato de lançar um conjunto de músicas em um CD está mudando. No futuro, talvez, eu lance música de duas em duas ou de três em três”, prevê ela, apontando que a Internet pode promover uma volta aos tempos em que os artistas lançavam compactos.
Assim como Marisa Monte, outra cantora, Maria Rita, também em poucos meses passou a marca dos 100 mil com seu mais recente CD, ‘Elo’. Apesar de as moças gozarem de expressivo desempenho em 2011, os rapazes, claro, também bombaram nas paradas.
Seu Jorge é outro artista que alcançou os 100 mil, com ‘Músicas Para Churrasco — Vol.1’. Mas foi o sertanejo Luan Santana quem mais contabilizou cifras, vendendo 380 mil cópias do lançamento ‘Ao Vivo No Rio’.
O gênero abraçado pelo jovem popstar bombou mesmo este ano. ‘Paula Fernandes’ foi o nome mais buscado no Google Brasil em 2011, seguido pelo próprio Luan Santana e Michel Teló. Este, viu sua popularidade avançar para além do País depois que o jogador Cristiano Ronaldo comemorou um gol com a coreografia da sua ‘Ai Se Eu Te Pego’. O vídeo da música já ultrapassa 86 milhões de acessos e aparece com legendas em espanhol, inglês e hebraico.
“Não existe um segredo para fazer sucesso. É difícil achar uma música tão simples que caia no agrado das pessoas. ‘Ai Se Eu Te Pego’ tem uma magia”, avalia Teló, que começa 2012 com turnê agendada na Europa, para 12 shows em sete países, e uma versão em inglês para ‘Ai Se Eu Te Pego’. “O desafio agora é dar continuidade ao sucesso internacional”, deseja.
- Dois tradicionais nomes da música brasileira protagonizaram, em 2011, esperados lançamentos que não decepcionaram. Chico Buarque, que há cinco anos não gravava um novo álbum, disparou ‘Chico’, embalado por um novo affair, com a cantora Thais Gulin.
- Gal Costa surpreendeu com seu trigésimo álbum de estúdio, um disco moderno e ousado, repleto de batidas eletrônicas, ‘Recanto’, idealizado e produzido por Caetano Veloso, que compôs todas as canções. “Já fiz coisas tão ousadas quanto, especialmente no início da carreira. O disco é uma extensão do Tropicalismo”, compara a cantora.
- A crise na indústria fonográfica não atinge tanto o mercado religioso, cujos CDs e DVDs católicos e evangélicos têm vendido bastante. ‘Ágape Musical’, do padre Marcelo Rossi, aparece em segundo lugar na lista dos mais vendidos em 2011, seguido de ‘Extraordinário Amor de Deus’, da cantora Aline Barros.
- Outros exemplos são o novo CD do padre Fábio de Mello, ‘No Meu Interior Tem Deus’, e ‘Em Deus Um Milagre’, do padre Reginaldo Manzotti — que conta até com a participação de Thiaguinho, do Exaltasamba. A coleção ‘Promessas’, com quatro CDs de música gospel, vendeu mais de 480 mil cópias.
“Nosso público entende que pirataria é pecado, é crime”, avalia a cantora Fernanda Brum, que participa da série junto de nomes como Diante do Trono, Ludmila Ferber e Regis Danese.
O DIA online. POR LEANDRO SOUTO MAIOR
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