ALDO EM DISPARADA:
Título mantido e dominância cada vez mais inerente entre os penas. Além de fortificar pra valer a reputação em dez entre dez rankings pound for pound (melhores independentes de peso) do MMA moderno, a vitória convincente sobre Chad Mendes no UFC Rio 2 e o domínio veemente entre os pesos penas selaram o moral de José Aldo como um dos lutadores mais talentosos da nova geração.
O jogo do manauara, natural do jiu-jitsu e com pedrigree de alto gabarito no muay thai, ganha consistência gradativa. A grande esperança de quem pagava para para ver Aldo derrotado no Rio residia em neutralizá-lo com um padrão agressivo de wrestling que pudesse encurralar o campeão e frustrar iniciativas com quedas contundentes.
Ledo engano.
Para derrubar, é preciso primeiro agarrar. Mesmo um wrestler habilidoso, Mendes sentiu na pele as variações bem treinadas  e defesas fluidas do escorregadio campeão, que mais uma vez soube prever e bloquear todas as entradas nas pernas ou quadril. Quando o norte-americano finalmente cinturou e travou o brasileiro, foi nocauteado.
Os resultados de Aldo contra wrestlers mostram aproveitamento impecável. Na época do WEC, teve vitórias fulminantes contra 'mestres em quedas' do quilate de Mike Brown e Urijah Faber. No UFC, foi cerebral contra Kenny Florian e letal contra Chad Mendes.
Uma olhada rápida no Top 10 do ranking peso pena guarda ainda outros desafios em potencial. Quem desponta com faro de postulante ao título é Dustin Poirier. Mesmo com padrão de luta menos refinado e mais aguerrido, o norte-americano é considerado a possibilidade mais direta e esperada pelos fãs. Mas isso depende do resultado contra Josh Holloway, no UFC 143, em fevereiro.
O japonês Hatsui Hioki também corre por fora. O próximo compromisso do asiático será contra norte-americano Bart Palaszewski, no UFC Japão (144, em fevereiro). Até uma inusitada revanche contra o canadense Mark 'galo na testa' Hominick, que Aldo venceu em disputa mais dura no UFC 129 (abril de 2011), também não seria má pedida.
O brasileiro e o cinturão dos penas
No geral, a vitória contra Mendes também atestou a comprovação de que é preciso um 'algo a mais' para arrancar o cinturão do brasileiro  pode abrir caminho para desafiantes com novas características.
Strikers de alta estirpe, totalmente espertos nos bloqueios de low kicks e versáteis o suficiente para não serem surpreendido pelos golpes diferenciados do campeão poderiam fazer frente para mudar a mesmice do rol de desafiantes. Mas onde procurar?
A categoria de cima (leve, até 70kg) conta com desafios teoricamente mais complexos e um batalhão de norte-americanos entre os dez primeiros do ranking. Migrar deve ser algo inevitável para o brasileiro, mas em médio prazo. Não acredito que Aldo mude de faixa de peso tão rápido, como muitos esperam. O treinador André Pederneiras não cansa de dizer que isso seria plausível apenas "para uma disputa de título imediato". E nada mais.
Com o esporte em franca expansão no Brasil e o nome de Aldo sedimentado de vez nos penas, teria de ser realmente tiro certo. Desperdiçar as oportunidades de ouro que têm surgido para os melhores atletas e parar de ter o ego de campeão massageado frequentemente com vitórias esmagadoras  - como a do UFC Rio 2 - não são boas ideias... ainda.
Site Yahoo.
A GRANA DO UFC VAI TIRAR JOSÉ ALDO DO ALUGUEL.
Rio - A vitória no UFC Rio, sábado, aproximou ainda mais o campeão dos pesos-penas, José Aldo, do sonho da casa própria. A bolsa de aproximadamente 300 mil dólares, entre premiações e participações na venda de pay per view do evento, servirá para a quitação de parte do imóvel que o lutador está comprando no Flamengo, Zona Sul do Rio.
Atualmente, o 'Scarface' paga cerca de R$ 1,5 mil de aluguel em um apartamento de dois quartos no Méier, Zona Norte, e não vê a hora de se mudar para perto da Academia Nova União.
Após nocautear rival, Aldo foi comemorar com o público | Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia.
Há alguns meses, José Aldo vem pagando pela nova moradia, que deve ser entregue até o fim do ano. Estima-se que o imóvel no bairro do Flamengo ultrapasse os R$ 600 mil. Questionado por que um grande campeão do Ultimate Fighting Championship, com cinco defesas de cinturão, ainda não possui casa própria, Aldo respondeu com bom humor.
"Talvez o dia que eu tiver o salário de jornalista consiga comprar logo o meu apartamento", disse, sorrindo, ao 'Ataque', arrancando risadas dos companheiros que ouviam o bate-papo.
"Todo mundo sonha ter uma casa e comigo nunca é diferente. Em breve vou ter a minha", destacou o campeão, que manteve o cinturão dos penas ao nocautear o americano Chad Mendes, sábado, na Arena da Barra da Tijuca.
Até se casar com a namorada Viviane Oliveira e alugar seu primeiro apartamento, José Aldo morou de favor na casa de amigos e, nos tempos mais difíceis após sua vinda de Manaus, fez de cama o tatame da academia Nova União.
O DIA online. POR RAFAEL PAIVA


Nenhum comentário:

Postar um comentário