Arrancadas e freadas bruscas fazem veículo gastar mais combustível 
O professor de mecânica de automóveis José Luiz Guimarães adverte: dirigir fora dos padrões faz o motorista gastar mais. Mas os que conduzem seus veículos corretamente podem economizar até 20% do combustível utilizado. Mas o que significa ter uma conduta adequada ao volante?
- Reduzir e frear bruscamente o veículo, manter o pé na embreagem e fazer a famosa banguela (descer ladeiras com o carro em ponto morto) são hábitos que fazem o carro consumir mais combustível, além de provocar desgastes no motor — explica.
O professor ressalta que outro erro comum é ligar e dar partida imediata no veículo. O ideal é esperar a ventoinha armar pela segunda vez. Isso ajuda até na manutenção do carro.
Segundo ele, também é preciso fazer a revisão periódica. Alguns componentes, como o filtro de ar, precisam ser trocados com frequência. Já a válvula termostática não deve ser retirada, como costumam fazer muitos motoristas.
Em caso de defeito, recomenda-se substituí-la imediatamente. O processo de descarbonização também é indicado para melhorar o rendimento do motor.
Jornal EXTRA online. Foto: Marcelo Carnaval. Fernanda Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário