Lenovo pode passar HP na
venda de PCs. Companhia já responde
por 14,9% das vendas em todo o mundo.
A chinesa Lenovo está
prestes a passar a Hewlett-Packard na venda de PCs, segundo dados do IDC,
companhia global de pesquisas. A HP, fabricante líder no segmento, é
responsável por 15,5% do mercado em todo o mundo, ao passo que a concorrente
alcançou, no último trimestre, a marca de 14,9%.
A Lenovo superou as
expectativas da indústria ao registrar, nesta quinta-feira, um crescimento de
30% em seus lucros trimestrais, ante 2011, alcançando 141,4 milhões de dólares.
Embora os números sejam
positivos e coloquem a companhia de igual para igual com a americana HP, eles
não representam uma melhora significativa para a fabricante. Segundo o
relatório, esse foi o crescimento mais lento da empresa nos últimos 18 meses.
A situação, contudo, não
preocupa Yang Yuanqing, conselheiro da Lenovo. "A macroeconomia na China
está mostrando algumas incertezas por causa da bolha e das fracas exportações,
mas em longo prazo, acredito eu, o cenário será mais otimista",
diz.
A companhia faturou com
vendas, no último trimestre, o equivalente a 8 bilhões de dólares, um
crescimento de 35% em relação ao mesmo período do ano passado.
O aumento na
comercialização de PCs acontece, no entanto, em um momento em que as vendas de
computadores sofrem estagnação em todo o mundo, com os consumidores mais interessados
em investir em smartphones e tablets.
O sucesso da Lenovo no
mercado global é resultado de sua política agressiva de preços e também de suas
aquisições no exterior.
Revista VEJA online. (Paul Sakuma/AP)

Nenhum comentário:
Postar um comentário