10 dicas para fazer seu negócio crescer na crise.
Com a atual situação econômica em que o país se encontra, muitos
empresários e empreendedores começam a se questionar sobre como manter seus
negócios de pé sem prejudicar seus resultados em curto e longo prazos.
Em tempos de vacas magras, é preciso que as empresas repensem
estratégias para desenvolver meios de superar as altas taxas de inflação do
governo, as variáveis de juros bancários e os momentos de estagnação de
investimentos, sem precisar agir por impulso e fechar suas portas ao mercado
nacional.
De acordo com Fábio Coimbra, coordenador do MBA em Gestão de
Riscos e Compliance da FECAP e doutor em administração pela USP, o Brasil vive
hoje um momento muito delicado, capaz de englobar não só uma, mas diversas
crises socioeconômicas.
“As incertezas políticas vêm criando uma volatilidade e
insegurança econômica cada vez maior, principalmente em pequenas e médias
empresas, que possuem menor capacidade de resiliência em situações de crise”,
explica.
No entanto, segundo o especialista, a crise também pode ser
sinônimo de novas oportunidades de experiência e gestão empresarial.
“Estamos vivendo uma situação extremamente complicada e
delicada, mas, ao mesmo tempo, isso faz com que muitos profissionais percebam
que este também pode ser o momento de tentar buscar novas oportunidades de
crescimento”, afirmou Coimbra. Vejamos:
Seja proativo
Uma estratégia bem definida deve ser o ponto de partida de uma
empresa que queira crescer no mercado, mas para isso acontecer, é preciso que
os empresários sejam proativos e busquem por novas oportunidades no mercado.
Segundo Coimbra, as empresas devem procurar se adaptar à atual
situação econômica do Brasil, seja por meio da renegociação de dívidas ou de
correr atrás de novos investidores e projetos que as ajudem a obter bons
resultados.
“Os empresários não podem esperar que o mercado melhore para
começarem a agir”, afirma o especialista.
Saiba enxergar novas oportunidades
Em épocas de crise, muitas empresas costumam fazer cortes de
gastos e esperam que o futuro do mercado determine quais serão os próximos
passos da corporação.
No entanto, segundo Fábio Yamamoto, sócio da consultoria
corporativa TIEX, é preciso que as empresas se atentem a uma postura positiva
de visão de futuro e, a partir disso, invistam na implementação de práticas de
gestão para definir estratégias que as façam enxergar sua capacidade de inovar
e se destacar em meio aos concorrentes.
De acordo com o empresário, as crises têm sempre dois lados.
“Mesmo que nesses períodos de instabilidade econômica os investimentos
financeiros sejam reduzidos, eles também são capazes de gerar novas
oportunidades negócios e de autoconhecimento da empresa ao se deparar com
situações difíceis.”
Adapte-se
Possuir profissionais qualificados e processos eficazes é
fundamental para que as empresas sobrevivam em momentos de crise econômica.
De acordo com Samuel Lopes, também sócio da consultoria
corporativa TIEX, como o mercado não é estático, é preciso que os empresários
também não sejam e saibam se adaptar a diferentes tipos de situação, com
investimentos que priorizem sistemas e processos flexíveis, capazes de se
adaptar ao mercado onde estão inseridos.
Faça ajustes em gestão e logística
Quando o assunto é crise econômica, muitos empresários acabam se
preocupando muito com o seu ambiente interno e esquecendo do que realmente está
acontecendo com o mercado onde estão inseridos.
De acordo com o consultor e doutor nas áreas de administração e
estratégia empresarial Edmir Kuazaqui, é preciso fazer ajustes em gestão e
logística para conseguir achar novas alternativas e investir em novos projetos.
“As empresas estão investindo cada vez mais em corte de gastos
de forma preventiva, mas um empreendedor não pode esquecer de que é o mercado
quem gera a receita final
Portanto, o primeiro caminho é se dedicar às estratégias de
gestão que resultem em melhores vendas”, explica Kuazaqui. Em vez de tentar
diminuir efetivamente o dinheiro gasto dentro da própria corporação, os
empresários que querem desenvolver ou manter seus negócios lucrativos, precisam
fazer ajustes nas áreas de gestão e logística e, com isso, encontrar novas
formas de oferecer serviços e produtos que façam com que as corporações
melhorem a relação com seus clientes.
Defina estratégias claras
Em certos negócios empresariais, algumas ideias de fazer com que
uma empresa seja reconhecida no mercado muitas vezes não saem do papel, pela
falta de clareza com que elas são apresentadas.
De acordo com Coimbra, é preciso que os empresários invistam na
definição clara de estratégias para enxergar todas as competências que as
corporações possuem para se destacar no mercado, especialmente em épocas de
crise.
Além disso, o especialista também acredita, que “definir planos
claros ajuda os donos de empresas a não perderem o foco e buscarem
investimentos que estejam alinhados com as suas competências e cultura
organizacional.”
Não deixe de investir em pesquisas de mercado
Muitas vezes, em épocas de crise, as empresas acabam tomando
ações preventivas de corte de gastos e se esquecem de investir em análises de
mercado e desenvolvimento para encontrar meios de se destacar entre os seus
concorrentes e se adaptar à situação econômica ruim do país.
De acordo com Kuazaqui, os Estados Unidos possuem um mercado que
lida melhor em situações de crise porque a nação investe parte de suas verbas
em pesquisas de mercado e desenvolvimento, optando por diminuir o investimento
de capital em promoções e descontos de vendas.
“Enquanto isso, o que muitas vezes acontece no Brasil é o
inverso, onde os empresários se apegam a lógicas e estratégias de curto prazo
sem se preocuparem com futuras consequências.”
Organize-se e defina quais são as prioridades do seu negócio
É preciso que empreendedores sejam organizados para poderem
definir quais são as prioridades da empresa. Segundo Coimbra, metas e
estratégias claras e bem organizadas ajudam o empresário a entenderem quais
clientes, parceiros e produtos sua empresa deve priorizar para garantir que as
verbas estejam investidas em setores que gerem valor e resultados lucrativos
para o futuro da corporação.
“As empresas não podem querer abraçar o mundo e atender seus
diferentes públicos da mesma forma. É preciso, antes de tudo, se organizar para
definir o que está gerando valor para os negócios e o que demanda menos
atenção.”
Invista em profissionais motivados
Muitas vezes os cortes de gastos que os empresários fazem em
épocas de crise econômica devem ser analisados com muito cuidado, pois essa
estratégia pode não representar a solução ideal para as empresas que querem
crescer em momentos de instabilidade financeira.
De acordo com Lopes, profissionais de qualidade devem ser
valorizados como parte da cultura organizacional de cada corporação, pois um
funcionário motivado e com perspectiva de crescimento é capaz de resultar em
maior eficiência de serviços prestados e, consequentemente irá dar o seu máximo
para gerar novos negócios para o lugar em que trabalhe.
“É fundamental que as empresas invistam em pessoal capacitado
que as ajudem a se manter em tempos difíceis”, afirma o empresário.
Tenha visão de longo prazo
Em tempos de instabilidade econômica no país, para manter seus
negócios de pé, as empresas costumam pensar em estratégias que as ajudem
principalmente à curto prazo, como é o caso das demissões em massa e da
estagnação de novos investimentos.
No entanto, de acordo com Coimbra, esse modelo de negócio pode
vir a comprometer o crescimento da corporação à longo prazo.
Como é caso das empresas que deixam de investir em capacitação
de seus funcionários para cortar gastos imediatos. Para ele, é vital que, em
momentos de crise, as empresas não sejam tão imediatistas e entendam os
impactos que as ações presentes terão sobre o futuro da corporação.
Invista em marketing e networking
Construir novas relações profissionais e saber enxergar novas
oportunidades de parceria pode ser o que está faltando para tornar a sua
empresa mais reconhecida no mercado em que atua.
De acordo com Guilherme Camargo, ex-gerente geral da divisão de
games da Microsoft e atual CEO da desenvolvedora tecnológica Sioux, desde que a
sua empresa de desenvolvimento tecnológico foi criada, há dois anos, seus bons
resultados se dão não apenas pela expansão da corporação em novos campos de
atuação, mas ao investimento no marketing e em redes de contato para que a sua
marca alcance lugar de destaque no mercado e traga novas receitas lucrativas
para dentro da corporação.
“Ao invés de nos restringirmos às áreas de tecnologia e RH, nós
começamos a enxergar outras oportunidades de negócios por meio da comunicação
com novos contatos e por estratégias de marketing relacionadas aos nossos
produtos e serviços
Uma estratégia bem definida deve ser o ponto de partida de uma
empresa que queira crescer no mercado, mas para isso acontecer, é preciso que
os empresários sejam proativos e busquem por novas oportunidades no mercado.
Segundo Coimbra, as empresas devem procurar se adaptar à atual
situação econômica do Brasil, seja por meio da renegociação de dívidas ou de
correr atrás de novos investidores e projetos que as ajudem a obter bons
resultados.
“Os empresários não podem esperar que o mercado melhore para
começarem a agir”, afirma o especialista.
Manuela
Rached Pereira.
Portal IG de
São Paulo.
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