SAIBA MAIS SOBRE O SUOR EXCESSIVO, CONDIÇÃO QUE PODE ESCONDER SÉRIOS PROBLEMAS DE SAÚDE.
A transpiração é inevitável e importante para a manutenção da temperatura corporal.
A produção do suor é controlada pelo chamado sistema nervoso simpático, uma rede especial de neurônios responsável pela regulação de várias funções no nosso corpo. No entanto, algumas pessoas têm sudorese excessiva, que se manifesta intensamente em uma região, independente do calor ou da prática de alguma atividade física. 
HIPERIDROSE, O QUE É?
A hiperidrose é uma doença caracterizada por produção excessiva de suor devido à hiperatividade das glândulas sudoríparas. Cerca de 2% da população sofre com a doença, que não é grave, mas provoca muito constrangimento. Ela pode acontecer por diferentes motivos, como fatores emocionais, hereditários ou outras doenças, e aparece em diversas regiões do corpo: axilas, mãos, pés, rosto, cabeça e virilha.
TIPOS
A hiperidrose pode ser classificada como primária ou secundária. Na maioria dos casos de hiperidrose primária, nenhuma causa é encontrada, o que leva os médicos a acreditarem que trata-se de um problema hereditário.
Já a secundária é decorrente de condições que levam a um aumento da atividade das glândulas sudoríparas devido a outras condições médicas, como hipertireoidismo, menopausa, distúrbios psiquiátricos, obesidade, sequela de AVC (acidente vascular cerebral), etc.
Outra diferença é que a hiperidrose secundária pode acometer só uma região ou todo o corpo.
TRATAMENTOS
Existem dois tipos de tratamentos para a hiperidrose: a toxina botulínica e a cirurgia.
No primeiro caso, a toxina é injetada na região de suor excessivo e bloqueia temporariamente os nervos que estimulam a sudorese. Já a cirurgia, chamada de simpatectomia, é recomendada em casos graves.
É um procedimento minimamente invasivo, em que as glândulas com defeito são “desligadas” para que não voltem a funcionar. Normalmente, a cirurgia é indicada para quem tem sudorese excessiva nas mãos e no rosto.
A principal complicação é começar a suar em áreas do corpo que não suavam anteriormente.
SUDORESE NOTURNA
A sudorese noturna pode ser sinal de doença e não deve ser negligenciada. No entanto, antes de ficar preocupado, saiba que é bem comum suar em noites de calor, principalmente no caso de mulheres jovens na época de menstruação e de mulheres mais velhas no período da menopausa.
A preocupação aqui deve aparecer quando a transpiração é tão intensa que molha o pijama em noites não muito quentes.
POSSÍVEIS CAUSAS
Normalmente, quando a sudorese noturna vem acompanhada de sintomas como coceira, tosse, febre, falta de fôlego, palpitações, dores no peito e diarreia é aconselhável procurar um médico.
Algumas causas desses suores noturnos e dos outros sintomas podem ser infecções, como a tuberculose, cânceres – o tipo mais comum a ter este sinal é o linfoma - hipoglicemia, principalmente em pacientes com diabetes, distúrbios hormonais, como o hipertireoidismo, e o uso de alguns medicamentos, como antidepressivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário