Amazon cria ‘mercadinho’
nos EUA – e sem caixa registradora.
Gigante de comércio eletrônico vai abrir
loja física sem caixas e sem filas para vender produtos como pão e leite.
Novo sistema da Amazon é capaz de
identificar produtos que o cliente pegou, e debita o valor após a saída da loja.
A Amazon anunciou nesta segunda feira que
abrirá um mercado sem caixas ou filas no início do ano que vem, o Amazon Go.
Para comprar produtos na loja física da gigante de comércio eletrônico, que
será aberta na cidade americana de Seattle, será preciso apenas ter um celular
rodando o aplicativo da Amazon e uma conta no site (veja vídeo abaixo).
Ao entrar no mercado, o cliente faz o
login em uma catraca usando seu smartphone. Depois, basta carregar os produtos
próximos a si, como em uma sacola ou nas mãos.
O sistema da Amazon consegue identificar o que o consumidor está
levando por meio de sensores e de algoritmos – sabe até mesmo se houve a
devolução de algum item. Após sair da loja, o cliente recebe a confirmação dos
itens que comprou na tela do celular, e o total é debitado da conta na Amazon.
A loja da Amazon Go tem 167 metros
quadrados e terá produtos básicos, como pão e leite, kits de refeições prontas, como café da
manhã, almoço e jantar, entre produtos de marcas tradicionais e artesanais.
Por enquanto, ela está em fase de testes e é acessível apenas a
funcionários da Amazon. A nova tecnologia é chamada de ‘Just Walk Out’ (apenas
saia, em tradução livre).
Esta não é a primeira incursão da loja
virtual no mundo real. Em novembro de 2015,’ a Amazon inaugurou, também em
Seattle, sua primeira livraria física, a Amazon Books. A empresa tem atualmente
outras quatro unidades semelhantes nos Estados Unidos.
Revista VEJA online.
Nenhum comentário:
Postar um comentário