12 dicas para consumir magnésio suficiente e ficar em forma.
O magnésio é essencial para a nossa saúde. Ele premite regular o ritmo cardíaco, o bom funcionamento dos músculos e a transmissão dos influxos nervosos.
Ele é principalmente reconhecido por preservar nosso equilíbrio nervoso, nos ajudar a vencer a fatiga, o stress e a insônia. Uma coisa é certa: não podemos ficar sem ele pois ele está presente em todas as células do organismo.
Nossas necessidades variam em função de nossa idade e etapas da vida: uma mulher grávida e amamentando, pessoas idosas... Estocado a 60% nos ossos ele ajuda a manter sua estrutura.
Regula também o trânsito intestinal. Somos muitos a ter carência dele, em função de uma alimentação descontrolada de causas diversas: regime, consumo excessivo de alimentos industrializados, álcool, ou stress crônico...
Se você tem sintomas como: cansaço constante, insônia, câimbras, stress, etc, você pode estar com carência de magnésio.
A melhor maneira de combater isto, com exceção de uma opinião médica, é fazer uma alimentação sadia, equilibrada.
Veja alguns alimentos ricos em magnésio
A sardinha em azeite
Mesmo se em princípio, isto nos pareça estranho, a sardinha conservada em azeite é quase a campeã graças ao seu alto teor em magnésio.
Ela contém 467 mg para 100 g (nós temos 25 g em nosso organismo quando tudo vai bem). Não muito longe, encontramos as anchovas em conserva no óleo e anchovas marinadas.
Uma maneira de comer as sardinhas, variando um pouco, é fazer rillettes: sardinhas em conserva amassadas, um filete de limão, manteiga, pimenta do reino e salsa ou coentro. Amassamos tudo com o garfo e são deliciosas sobre torradinhas no lanche
Chocolate em pó amargo
Não nos desagrada saber que o chocolate está na lista! O mais rico em magnésio é o chocolate amargo em pó.
Em seguida vem o chocolate amargo em barra com 70% de cacau no mínimo, depois o chocolate amargo com frutas secas e o chocolate quente doce.
Quase no mesmo nível, encontramos o café, mas este pode provocar perdas de magnésio se consumido em quantidades excessivas
Os grãos de cominho e outras especiarias
As especiarias, são uma boa notícia. É verdade que não vamos colocar 100 g em nossa próxima receita de ensopado, entretanto, elas contribuem para tornar o prato mais saboroso.
Outra vantagem dos temperos, eles permitem diminuir a quantidade de sal nas receitas. Para o almoço, preparamos um bom caril de frango (em Portugal e frango ao curry, no Brasil) aromatizado com açafrão, cravos, e gengibre.
Se acrescentamos os campeões de magnésio em temperos, os grãos de cominho e coentro, você acha que vai ficar muito?
 
A castanha do Pará e outros frutos secos
A castanha do Pará, mas igualmente as amêndoas com a pele, as castanhas de caju torradas e salgadas ou ainda os pinoles são bons aliados para complementar nosso organismo em magnésio.
Os frutos secos são ambém ricos em cálcio e vitamina E e são bons para nossa vitalidade, nossa energia e nosso bom humor! Uma boa ideia para começar o dia , uma granola caseira, feita com frutos secos e cereais
Os queijos de massa prensada cozida
Comté, Emmental, Gruyère, entre outros, são queijos de massa prensada cozida e que nos fazem bem. Podem ser consumidos em pratos gratinados, fondues, saladas compostas, sanduíches e muitas outras possibilidades.
Podem até ser uma ideia para quebrar aquela fominha, entre as refeições, nos deliciando com uma bela e saborosa fatia
Não deixe de conferir nossas sugestões de receitas na última imagem
O pão de cereais e grãos artesanal
O pão é um alimento do nosso dia a dia. Mesmo se hoje o comemos em menor quantidade, o principal não é escolher a qualidade?
Evite os pães industriais de farinhas refinadas.
Prefira os pães integrais com cereais e grãos feitos por seu padeiro. Você pode também tentar fazer o seu pão integral em casa e cobri-lo com grãos.
Os caramujos e outros frutos do mar
Os frutos do mar, são frequentemente boas lembranças de um verão à beira mar ou das festas de fim de ano. Como o peixe, que é aconselhado comer duas vezes por semana, porque não preparar de tempos em tempos alguns caramujos do mar e moluscos com um suco de limão e uma torrada amanteigada.
Eles são ricos em magnésio e dão um arzinho de festa à nossa refeição. Pense também em alguns camarões cinzas e será perfeito.
Tudo isto é claro, se ninguém for alérgico.
Azedinha e legumes verdes
A azedinha cresce em nossos jardins e a encontramos também em mercados. Com seu gostinho ácido, ela faz ótimas sopas e também é uma excelente associada dos peixes.
Mas, se você não tem a azedinha, cozinhe legumes verdes: espinafre, brócolis, couve, vagem,etc.
Prefira o cozimento a vapor para conservar todas as suas propriedades, mas se você vai cozinhá-los com água, guarde a água para usar em sopas e aproveitar as vitaminas nela contida
A água
É por excelência nossa aliada para a saúde. Para aqueles que estão com carência de magnésio é bom saber que certas águas minerais são mais ricas em magnésio que outras.
Olhe bem as fórmulas de sua composição no rótulo. Algumas delas têm quase 120 mg por litro, isso cobre 31% da nossa necessidade diária, em cada litro ingerido
Os legumes secos
Os legumes secos, como as lentilhas, trazem eles também seu teor de magnésio, mas com a condição de comê-los com suas películas. Elas contêm a maior concentração de magnésio.
Seu cozimento deve começar com água fria. Os legumes secos têm também outros elementos importantes: saciam bem (evitando lambiscar) e são fonte de proteínas, ferro, fósforo e cálcio. Tudo isto faz com que não resistamos a um belo prato de lentilhas bem preparado...
Além das lentilhas temos outros legumes secos como o feijão, fava, grão de bico, ervilha
Receitas ricas em magnésio:
Molho de sardinhas com ovos
Patê de sardinha
Cuscuz paulista
Pão integral caseiro
Cherry fudge com chocolate amargo
Verrine aos três chocolates
Granola com pepitas de dois chocolates
Tarte de chocolate
Trufa de chocolate
Tarte de frutos secos
Salada de lentilhas
Fritos de lentilhas vermelhas.
© Receitas sem Fronteiras.
Portal MSN.


Nenhum comentário:

Postar um comentário