Tensão muscular: o que é e por que acontece?
Sensação de cansaço, dor no peito, nas costas e sensação de sufoco? Esses podem ser os efeitos da tensão muscular. Sentir as costas, pescoço, lombar e músculos travados e rígidos é mais comum do que parece.
Esses sintomas podem passar com simples compressas de água quente e um bom tempinho de descanso. Porém, eles sempre acabam voltando para incomodar novamente, né!?
Além disso, ela pode ser confundida com dores por um longo trabalho repetitivo ou mesmo cansaço.
Mas, o importante é ficar sempre de olho com que frequência ela aparece e quais os sintomas.
A tensão muscular pode aparecer por estresse e ansiedade.
Ela costuma aparecer com pequenas contrações no pescoço. Portanto, tudo começa quando o nível de estresse aumenta e o corpo recebe mais hormônios que afetam diretamente os músculos, causando a tensão muscular.
A circulação sanguínea acaba recebendo menos oxigênio e nutrientes, refletindo na sensação de fadiga acompanhada de fortes dores.
Tensão muscular e suas causas
As consequências da tensão muscular são várias. Fica difícil de realizar atividades do dia a dia sem pensar na dor. Afinal, ficar sentada incomoda, ficar em pé cansa e tudo dói.
Os músculos se tencionam e doem como se fossem fortes lesões. Nos sentimos vulneráveis a dor, mas parece que tudo acaba com uma boa noite de sono.
Tensão muscular: principais sintomas
- Dores musculares que aparecem sem motivo, principalmente após as atividades do dia a dia (é aliviada após o repouso);
- Inchaço na região dolorida;
- Cãibras ou espasmos musculares;
- Dor no pescoço parecida com a do torcicolo ou que dormiu de mal jeito;
- Fraqueza e sensibilidade no local;
Tensão muscular: como se livrar dela?
Com a correria do dia a dia a tensão muscular fica difícil de ser controlada. Porém, existem atividades relaxantes que podem ser feitas para driblar esse efeito.
Acupuntura A acupuntura, por proporcionar massagens relaxantes, é uma boa opção para quem deseja uma sensação de alívio. Além disso, as sessões de acupuntura ajudam a equilibrar a circulação sanguínea, evitando a tensão do dia a dia.
Invista nos chás
Que os chás têm fortes poderes medicinais, disso a gente já sabe, né!? Mas, para aliviar o estresse e acalmar o corpo eles também são ótimos. O chá de camomila, por exemplo, ajuda na hora do sono para driblar a insônia.
Além disso, age como anti-inflamatório, relaxante natural e até mesmo no combate de resfriados.
Exercícios para o dia a dia
Para evitar o desconforto pelas dores musculares, antes de ir ao trabalho ou realizar alguma atividade do cotidiano, separe uns minutinhos para praticar simples exercícios. Ioga e pilates são atividades que acalmam o corpo, a mente e ainda ajudam a controlar o estresse.
Exercícios são necessários e importantes para manter a saúde e diminuir a tensão do dia a dia. Caso a dor e desconforto persistam, o melhor a fazer é procurar um médico. O uso de anti-inflamatórios, fisioterapias e outros tipos de exercícios podem ser necessários.
© Shutterstock Dores são sinal de estresse e ansiedade
Portal MSN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário