Podemos ou não comer antes de dormir?
Um dos mitos que causa mais dúvidas nas pessoas é: comer antes de dormir faz mal? Há ainda quem afirme que fazer se alimentar antes de ir para cama engorda.
Contudo, segundo a coach e atleta Renata Spallicci, tudo vai depender do alimento escolhido para a refeição.
“Não é a hora em que você come, mas sim o que você come!
A teoria do ‘não coma à noite’ parece bastante lógica à primeira vista, afinal quanto mais cedo você consome calorias, mais tempo você tem para queimá-las ao longo do dia”, explica Renata.
Ela ainda aponta um estudo feito que comprovou que adultos saudáveis queimam menos calorias digerindo uma refeição à noite do que durante o dia.
”No entanto, sempre é importante que tenhamos em mente, ao interpretar estudos como este, que muitos deles são feitos em populações muito específicas, portanto, os resultados podem não ser aplicáveis a todos”, notifica a coach.
Uma coisa que é preciso levar em conta sobre a questão são os hábitos de cada um.
“Se a pessoa for ensinada a comer a cada três ou quatro horas para maximizar a síntese de proteínas, então por que mudar essa rotina no final do dia?”, aponta Renata.
Ela ainda explica como surgiu o mito de que comer antes de dormir engorda.
“Alimentar-se muito próximo à hora de dormir pode sim aumentar os níveis e a resistência à insulina e níveis elevados de insulina fazem com que você armazene gordura em vez de queimá-la”, comenta.
Porém, algumas pesquisas mostraram que mulheres que faziam uma refeição antes de ir para cama e se exercitavam pelo menos três vezes por semana, não tiveram alteração nos níveis de insulina.
“Logo, se você pratica exercícios com regularidade, a hora da sua última refeição não importa tanto assim.
Por isso, é mais importante se concentrar no que você come à noite do que na hora em que você come”, aponta a coach.
Ela ainda conta que o segredo está em escolher os alimentos certos, assim o corpo recuperará os músculos durante o sono.
“A melhor aposta para um lanche noturno é proteína. Whey é o tipo mais comum, mas a caseína é tradicionalmente considerada a melhor para consumir antes de dormir.
Ela é liberada no estômago e absorvida na corrente sanguínea mais lentamente do que o soro do leite, tornando-a ideal para o anabolismo prolongado durante a noite de sono” durante os sono”, indica Renata Spallicci.
Veja também: 7 alimentos para completar seu treino noturno:
BANANA:
Não é à toa que ela é uma das frutas preferidas dos corredores. Possui poucas calorias, é de fácil digestão e ainda é fonte de carboidratos e de potássio, importante para manter a pressão sanguínea controlada.
O potássio também ajuda a evitar cãibras. Para incrementar o consumo, amasse a fruta com duas colheres de aveia, ótima opção de pré-treino
ÁGUA DE COCO:
Isotônico natural, a bebida pode e deve fazer parte da sua alimentação em qualquer horário. “Os açúcares e sais minerais da água de coco são importantes para uma rápida hidratação, sem pesar no estômago”, aponta Paula.
Sem falar no potássio. Ele ajuda a prevenir contra o desconforto das cãibras, a fadiga muscular e a desorientação mental, no caso de você correr longas distâncias
ESPIGA DE MILHO:
Comer uma espiga quentinha antes do treino vai lhe dar uma boa dose de vitamina B6, que facilita a contração muscular, e de vitamina A, importante para a saúde dos olhos e para o fortalecimento do sistema de defesa.
Sem falar que é um lanche rico em fibras, presentes na casca do grão, diferentemente do trigo e do arroz. O milho também contém quantidades significativas de antioxidantes – eles de novo! – para prevenir o envelhecimento precoce
AMARANTO:
É um ótimo complemento para ser consumido com sua fruta ou vitamina preferida no treino noturno. “Isso porque ele contém entre 12% e 17% de proteína de alta qualidade, apresentando bom balanço de aminoácidos essenciais se comparado a outros cereais”, explica Paula.
O amaranto também tem fácil digestão e você pode incluí-lo em receitas de bolo (ele também é vendido em empórios na versão em farinha), tortas ou salpicá-lo na salada. O sabor meio amargo do grão ou do floco é quase imperceptível
PÊRA:
Suculenta, fornece tantas benesses quanto a maçã, sua parceira na salada de frutas. Por ser leve, pode ser consumida à noite sem problemas.
“A pera contém grandes quantidades de carboidrato, vitamina C, ferro e potássio. É uma das frutas mais ricas em pectina, fibra solúvel que auxilia muito no funcionamento intestinal”, explica Paula.
Você pode consumi-la picadinha e com uma colher de amaranto em flocos. “O amaranto é um dos cereais mais completos. Com pera, o lanche oferece o aporte ideal de nutrientes para o atleta treinar."
MIX DE NUTS E FRUTAS SECAS:
Um lanchinho compacto que você pode levar para qualquer lugar, no caso de sair do trabalho direto para o treino.
Esse mix, começando pela amêndoa, é fonte de gorduras do bem e de proteínas, e abundante em manganês, cobre e riboflavina, um trio que ajuda a oferecer mais energia para o corpo.
O damasco, por sua vez, ajuda no bom funcionamento do intestino devido ao seu alto teor de fibras. Enquanto a castanha de caju conta com magnésio, importantíssimo para manter o organismo em ordem.
Sem falar nas gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, que ajudam no controle do bom colesterol. A dica é: aposte no lanchinho com moderação, pois as oleaginosas são bastante calóricas
SUCO DE MELANCIA COM BETERRABA:
A melancia contém potássio, magnésio e antioxidantes. Sua dupla nesta receita, a beterraba, não fica atrás.
“Ela tem óxido nítrico em sua composição, que favorece a vasodilatação das artérias, aumentando a circulação de sangue e melhorando o desempenho físico.
Isso além do zinco, que é essencial para o sistema imunológico, e das vitaminas do complexo B, nutriente que integra o processo de formação dos glóbulos vermelhos e as reações químicas que fornecem energia para as células”, detalha a nutricionista.
Estudos já apontaram o óxido nítrico presente na beterraba como o responsável pela melhora do desempenho esportivo.
Outro estudo indicou que homens que consumiram suco de beterraba foram capazes de realizar exercícios por mais tempo, devido aos efeitos vasodilatadores dos nitratos.
Portal MSN. © Fotos: IStock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário