5 dicas para pedir demissão e deixar as portas abertas na
empresa.
Eu tenho o privilégio de trabalhar com líderes em pontos de
inflexão na carreira. Segundo Daniel Pink em “Quando: Os Segredos Científicos
do Timing Perfeito”.
A maioria das pessoas tende a deixar seus empregos depois de um,
dois ou três anos, portanto, estes são marcos significativos.
No entanto, mais do que o tempo, meus clientes percebem que não
estão mais aprendendo, contribuindo como gostariam ou sendo desafiados, tendo a
autonomia ou a conexão que desejam.
Se você sabe que seu emprego não é mais adequado para o que
quer, procure uma saída nobre - ou seja, uma resignação que honra o local
profissional que está deixando, demonstra positivamente quem você é e o ajuda a
sair sem arrependimentos.
Sair de um emprego que não é mais adequado para você é algo que
precisa ser planejado - e não uma coincidência -, por isso, sair
de uma maneira nobre exige diplomacia e coragem.
Veja, na galeria de fotos abaixo, 5 dicas para uma demissão sem
conflitos:
Seja preciso e gentil
Não contorne a verdade. Se você está saindo para procurar um
novo emprego que lhe traga mais aprendizado e oportunidades de crescimento, não
conte às pessoas que está saindo por razões médicas ou para passar mais tempo
com sua família.
Mantenha-se fiel à narrativa sobre o caminho para o qual você
está indo. Isso dá à empresa um feedback importante sobre suas lacunas e
oportunidades para reter talentos.
1. Defina o dia para dar a notícia
Datas criam motivação e libertação da agonia mental que pode vir
da incerteza. A maioria das pessoas se sente melhor quando sabe que o fim está
próximo.
Quando você decidir o dia de sua demissão, faça-o com cuidado.
Considere o calendário de sua empresa e das partes interessadas que ficarão
impactadas com a notícia.
2. Finalize o trabalho
Pergunte-se sobre o que precisa realizar, programar ou completar
para sair com integridade.
Você quer contratar o seu substituto? Precisa compartilhar as
melhores práticas com sua equipe? O que você fará para minimizar as dores da
transição para os seus clientes?
Os finais são importantes. Na verdade, eles podem coroar a experiência, que costuma ser
lembrada como uma função conjunta de sua maior intensidade (melhor ou pior
momento) e como termina.
Esta é a regra do pico-fim, criada por Daniel Kahneman. Saia com
uma nota alta - você deve isso a si mesmo.
3. Internalize a sua narrativa sobre o futuro
Gaste um tempo para entender sobre o que está se aproximando e
se afastando. Qual nova oportunidade ou estilo de vida você está almejando e
por que é tão importante para você? Eu sugiro que faça esta lista em tópicos.
Por exemplo:
- “Eu quero trabalhar perto de pessoas”;
- “Eu quero ter um impacto mais direto, trabalhando para uma
empresa menor”;
- “Eu quero seguir um chamado”;
- “Eu quero trabalhar em um ritmo ou lugar diferente”;
- “Quero mais tarefas que me desafiem”.
Mesmo que você esteja saindo porque não gosta do seu superior ou
o ambiente é tóxico, escreva esses pontos da perspectiva do futuro que está
criando.
Quando os outros entendem para onde você está seguindo, é menos
provável que personalizem sua saída. Quando colegas não se sentem julgados ou
ficam na defensiva, você preserva suas conexões.
4. Faça uma lista de pessoas para quem dar a notícia
Priorize
isso.
Sua ordem para compartilhar a notícia deve fazer jus a
hierarquia da companhia, assim como o nível de impacto relacionado a sua saída.
Se for o caso, peça permissão para fazer o anúncio para a sua
equipe, clientes e até mesmo ao superior do seu chefe. Quando você é o
mensageiro, há menos espaço para erros de interpretação e as pessoas se sentem
respeitadas por estarem escutando as novidades diretamente de você.
Outro benefício de contar diretamente às pessoas é que você pode
expressar sua gratidão a elas pelo que foram, o ensinaram e pelo que
conquistaram juntos.
5. Seja preciso e gentil
Não contorne a verdade. Se
você está saindo para procurar um novo emprego que lhe traga mais aprendizado e
oportunidades de crescimento, não conte às pessoas que está saindo por razões
médicas ou para passar mais tempo com sua família.
Mantenha-se fiel à narrativa sobre o caminho para o qual você
está indo. Isso dá à empresa um feedback importante sobre suas lacunas e
oportunidades para reter talentos.
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por BPP Publicações e Participações.
Lisa Zigarmi. Getty Images.
Conteúdo:
Revista FORBES.
Portal MSN.
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