Gripe: tipos de vírus, sintomas, como tratar, riscos e vacinação.
A proximidade dos dias mais frios de outono e inverno normalmente é acompanhada por casos de gripe, doença comum, fácil de ser tratada, mas que causa grandes desconfortos e pode resultar em complicações se não for acompanhada de perto.
Gripe: o que é?
Gripe: tipos de vírus, sintomas, como tratar, riscos e vacinação.
Mais comum nos meses mais frios do ano, a gripe (ou influenza) é uma doença causada pelo vírus da Influenza, que possui diferentes tipos e subtipos.
Na maioria dos casos, a gripe tem início súbito e cura espontânea, entre sete e dez dias. Porém, se não for corretamente tratada, pode evoluir para complicações como pneumonia e insuficiência respiratória que, entre grupos de pessoas mais vulneráveis, pode até levar à morte.
Gripe é grave?
Em adultos sadios, são poucos os casos em que uma gripe resulte em problemas mais sérios, mas em casos específicos, quando a imunidade do paciente é debilitada, a doença pode se tornar grave e evoluir para quadros como:
Pneumonia
Bronquite
Problemas cardíacos
Infecções de ouvido
Vacinação
Tipos de vírus da gripe
No Brasil circulam três tipos de vírus: A, B e C. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, enquanto o tipo C causa apenas infecções respiratórias brandas, não
Atenção em relação com epidemias.
Vírus tipo A
É o tipo de vírus encontrado em várias espécies de animais, além dos seres humanos. Dentre os subtipos de vírus influenza A, atualmente o A(H1N1) e o A(H3N2) circulam de maneira sazonal e infectam humanos.
Vírus tipo B
São os tipos de vírus que infectam exclusivamente os seres humanos e podem ser divididos em 2 grupos principais (as linhagens), denominados linhagens B/ Yamagata e B/ Victoria.
Vírus tipo C
Infectam humanos e suínos. É detectado com muito menos frequência e geralmente causa infecções leves, portanto apresenta implicações menos significativas m termos de saúde pública.
Sintomas
Segundo informações do Ministério da Saúde, os sintomas mais comuns de gripe são:
Febre repentina e alta
Tosse
Dor de garganta
Dor de cabeça
Dores musculares
Dores nas articulações
Dores nas costas
Falta de ar
Cansaço
Calafrio
Tratamentos
Não existem remédios capazes de combater o vírus da gripe.
O tratamento medicamentoso, portanto, tem como objetivo aliviar os sintomas da doença. Analgésicos e antitérmicos costumam ser os remédios mais indicados para tratar os desconfortos.
É importante ressaltar, no entanto, que apenas um profissional de saúde pode indicar o medicamento adequado para cada caso.
Vacina
A vacina contra gripe é segura e considerada a maneira mais eficiente de se prevenir contra a doença e evitar complicações graves de saúde.
Todas as pessoas podem tomar a vacina, mas somente os grupos prioritários, determinados pelo Ministério da Saúde, têm direito à imunização gratuita nos postos de saúde de todo o país.
Paulo Nobuo
Fotos:© Lightspring/shutterstock. © Fornecido por Vix Midia Digital Ltda Gripe.
Portal MSN.



Nenhum comentário:

Postar um comentário