A troca de experiências e o aprendizado
contínuo são essenciais para garantir a sobrevivência e o sucesso dos
negócios.
‘ O desejo
de ter um negócio próprio está presente na cabeça e no coração de muitos
brasileiros.
Os erros cometidos pelos
empreendedores podem transformar esse sonho em um verdadeiro pesadelo. Por
isso, Aleksander Avalca, especialista em gestão de empresas e CEO da 4blue,
destacou cinco erros que você não pode cometer ao começar a empreender.
Veja a seguir:
1. Falta de capacitação para gerir o negócio.
Um dos maiores erros de quem começa a
empreender é achar que basta entender tudo sobre o produto ou serviço para
fazer a empresa crescer.
Mas administrar um negócio é uma
jornada complexa que exige conhecimentos específicos.
Assim, estude todos os pilares que
mantêm o sucesso de um negócio. Cursos, workshops e
consultorias são investimentos que podem trazer retornos significativos.
2. Não estruturar um plano de negócios.
Não ter um plano de negócios é como trabalhar no
escuro, esperando que a sorte esteja sempre ao seu lado.
Planeje sua empresa com objetivos, metas e
indicadores de performance. Isso inclui a análise do mercado e da concorrência,
além dos planos operacional, financeiro e de marketing.
Um bom plano de negócios permitirá que você tome
decisões informadas e redesenhe caminhos quando necessário. Sem esse
planejamento, a empresa corre o risco de perder o rumo e a eficiência.
3. Negligenciar o planejamento financeiro.
Muitos empreendedores falham por não manter uma
gestão financeira rigorosa, comprometendo a saúde financeira da empresa e sua
capacidade de crescimento.
Porém, o controle financeiro é de extrema
importância para evitar surpresas desagradáveis e manter a sustentabilidade do
negócio.
Estabeleça um fluxo de caixa previsível e reservar
fundos para emergências são práticas indispensáveis.
4. Deixar o marketing on e office de
lado.
Outro erro comum de quem começa a empreender é
confiar apenas no marketing boca a boca, especialmente se querem alcançar
pessoas próximas.
Contudo, é importante não se limitar a isso. Use
todos os canais possíveis para aumentar a visibilidade da sua empresa. Invista
em estratégias de SEO, redes sociais, campanhas publicitárias e eventos locais
para aumentar seu alcance e garantir o sucesso do seu empreendimento.
5. Não buscar inovação.
Inovar é uma excelente forma de se destacar no
mercado competitivo. Muitos empreendedores, ocupados com as tarefas diárias,
não reservam tempo para pensar estrategicamente no negócio.
Reflita sobre as particularidades do seu produto ou
serviço e crie opções que os concorrentes não oferecem.
Realize pesquisas de mercado e esteja atento (a) às
tendências para manter sua empresa à frente
• Por:Raquel Barreto.
Foto: Shutterstock.
Conteúdo: ALTO ASTRAL.
Portal: TERRA.
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