O profissional que sabe gerenciar sua carreira faz toda a
diferença na mesma. A ideia é que o novo profissional tenha total confiança em
si mesmo e saiba o momento certo de agir e ser proativo.
As mudanças no mercado de trabalho tem sido
constantes e a concorrência entre profissionais em diversas área está cada vez
maior, por isso é importante saber
gerenciar a própria carreira, não espere que a empresa onde trabalha faça isso
por você.
Aspectos relevantes
Alguns aspectos devem ser levados em consideração para conseguir
guiar a carreira de forma positiva. Confira as 10 características que são
essenciais para realizar o gerenciamento da carreira
1 - Buscar um objetivo
É importante sempre ter um objetivo a ser alcançado, aquele que
for conquistado substitua por outro, nunca fique sem alguma meta a ser
atingida, dessa forma o profissional se manterá sempre motivado a conquistar
algo novo para a carreira.
2 - Autoconhecimento
Se autoconhecer é totalmente relevante para conseguir traçar
metas de maneira eficiente, é preciso saber o que escolher de tal forma que não
se sinta prejudicado ou tenha que fazer algo que não combine com a sua
personalidade.
3 - Revise suas metas
Periodicamente reavalie as suas metas e encontre os motivos de
não ter conseguido conquistá-las, ou se conquistou verifique se as próximas
metas serão possíveis de se realizar.
4 - Se manter atualizado
Para qualquer carreira que desejar seguir é necessário que se
mantenha atualizado com os assuntos relevantes a sua profissão. Algumas áreas
exigem que se atualize quase que diariamente.
5 - Networking
Fazer um networking é sempre relevante mesmo que você já esteja
100% satisfeito com a sua posição profissional, nunca se sabe o momento em que
vai precisar de um colega para ajudar na conquista de uma nova oportunidade.
6 - Currículo
Mantenha também o seu currículo atualizado, se você fez algum
curso, workshop ou participou de uma palestra, inclua no seu resumo
profissional. Qualquer atividade relacionada a sua carreira será relevante e
deve ser incluída no currículo.
7 - Otimismo
Ser otimista é importante para manter uma carreira de sucesso e
bem sucedida, pensamentos negativos acabam levando suas metas e objetivos para
baixo.
8 - Invista no Marketing Pessoal
Ponha em suas metas fazer o seu marketing pessoal, investir na
comunicação entre colegas de trabalho, tenha atitudes positivas, demonstre suas
qualidades e exerça sempre a política no ambiente de trabalho.
9 - Seja Prevenido
Tente se colocar um passo a frente do seu chefe ou colegas de
trabalho, isso porque se você for questionado por algum motivo já terá a
resposta na ponta da língua.
10 - Seja Flexível
Demonstre no ambiente de trabalho que você é uma pessoa
flexível, que sabe trabalhar em equipe, que está disposto para qualquer
eventual mudança e que tem disponibilidade para realizar diferentes atividades
dentro da empresa.
Guia da
Carreira.
Site Yahoo
Brasil.
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