Excesso de suor?
Confira algumas dicas para minimizar o problema no dia a dia.
O suor é um dos principais incômodos em dias muito quentes. A transpiração é um processo natural e essencial para o bom funcionamento do organismo, mas quando ela acontece em excesso, especialmente no meio do dia, realmente é bastante chato.
Função do suor
A transpiração possui duas funções: manter a temperatura adequada do corpo (entre 35,5 ºC e 36,5 ºC) e eliminar toxinas. Água, sais minerais e ácido úrico são algumas das substâncias que compõe o suor.
A intensidade do suor varia de acordo com o sexo, dieta alimentar, estado de hidratação corporal, idade e outros fatores
O que evitar?
Alguns alimentos contribuem para a produção excessiva de suor. Comidas muito picantes, café e chás com cafeína devem ser evitadas, porque aumentam a liberação de adrenalina, o que pode fazer com que a pessoa transpire mais.
Já o álcool pode aumentar a produção de suor por ser vasodilatador. Outro passo é tentar eliminar o máximo possível o açúcar refinado da alimentação, pois além de ser muito prejudicial à pele, o açúcar também estimula a transpiração.
Limpeza facial
Um passo bastante importante na luta contra a transpiração é a limpeza facial. A pele fica exposta à poeira, suor, oleosidade e maquiagem, por isso, ao limpar a cútis, os poros do rosto ficam livres, o que permite que a pele respire com mais facilidade, evitando o acúmulo de mais oleosidade.
Combate
Uma forma de combater o suor excessivo é beber muita água e comer frutas, legumes e cereais integrais, que auxiliam em funções metabólicas e reduzem o estresse corporal.
Outra opção é consumir alimentos ricos em magnésio, como espinafre, amêndoas, feijão e abacate. O magnésio é fundamental no equilíbrio do sistema nervoso, que controla a transpiração facial.
Desidratação
A produção de calor pelo corpo é proporcional à intensidade da atividade física realizada. Por isso, para manter o equilíbrio térmico, o corpo libera o suor. É preciso enfatizar que não é a produção de suor que resfria o corpo, mas sim a evaporação do suor produzido na pele.
Por isso o hábito de secar o suor não é dos melhores, já que sem a evaporação, o corpo não consegue se resfriar adequadamente.
Com o aumento da atividade física e da temperatura, a perda de calor se torna mais intensa. Consequentemente, com o suor são eliminados mais líquidos e sais minerais. Por isso, a ingestão de água é fundamental.
Hiperidrose
A hiperidrose é uma doença caracterizada pelo excesso de transpiração, geralmente nas mãos, pés e axilas, mas que pode também se manifestar na face e no couro cabeludo.
Em alguns casos, está associada a momentos de ansiedade e estresse, mesmo em baixas temperaturas. Se você notar um aumento de suor sem causa aparente, procure um especialista.
Como manter a maquiagem no calor?
A preparação da pele é o primeiro passo para uma maquiagem duradoura, que aguente o calor. Antes de fazer o make, lave o rosto com um sabonete específico e passe um tônico facial.
Depois, é hora do melhor aliado para o verão: um bom primer oil free. Depois da maquiagem, finalize com uma camada de pó translúcido, que ajuda a segurar a oleosidade e sugar o suor.
© Foto: Shutterstock.
Portal MSN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário