Que cuidados tomar para fazer a vida útil dos seus eletrônicos durar mais?
Notebooks precisam ser higienizados da forma correta.
Aparelhos tecnológicos podem otimizar muito o nosso dia a dia, mas para que sua vida últil seja prolongada, eles merecem ter alguns cuidados especiais.
Manter esses dispositivos frágeis em perfeito estado de funcionamento por anos não é difícil, mas exige uma pequena dose de atenção que os donos muitas vezes não dão.
O resfriamento do sistema interno dos aparelhos, por exemplo, está no centro dessa questão, ao lado de uma limpeza bem feita e outros tipos de cautela.
Manter as saídas de ar livres é imprescindível
Um dos itens chave para o bom funcionamento de computadores e notebooks é o sistema de refrigeração, geralmente baseado em coolers.
Esses pequenos ventiladores atuam retirando o calor gerado pelos hardwares das máquinas através da saídas de ar.
Caso elas não estejam totalmente livres, a temperatura interna aumenta, podendo levar a uma pane geral do sistema e até à queima do aparelho. No caso dos notebooks, as saídas ficam na parte de baixo.
Por isso, nada de colocar o aparelho no colo, em cima de camas, sofás, ou superfícies que não dissipam calor.
Em relação a celulares e dispositivos menores, é importante tomar cuidado com as capinhas plásticas.
Esses gadgets não possuem ventiladores pois não geram tanto calor, mas um revestimento de plástico pode aquecê-los e atrapalhar o funcionamento e a vida útil do aparelho. No caso de eletrônicos de grande porte com DVD e televisão, as recomendações são as mesmas.
Transporte e armazenamento adequados
Para transportar laptops em viagens ou mudanças, utilize bolsas e mochilas próprias com compartimentos. Elas evitam impactos e atritos que podem reduzir a sua vida útil.
Nos caso dos eletrônicos de grande porte que ficam mais “fixos”, é importante se atentar para a sua locação e suporte. Em relação aos celulares, o principal cuidado são com as quedas, que podem causar amassados e o tão temido vidro trincado.
Limpeza da forma correta
Primeiramente, é estritamente proibido comer sobre teclados e outros aparelhos móveis. Farelos conseguem alcançar lugares que você nem imagina, prejudicando o funcionamento pleno dos eletrônicos e reduzindo sua vida útil drasticamente.
Além disso, Telas de PC’s, TV’s, celulares e tablets devem ser limpas com muito cuidado e com o aparelho desligado. O ideal é tirar a poeira com um pincel convencional de pintura (de cerdas suaves).
Só depois disso, use um pano umedecido com água ou produto específico para eletrônicos para tirar a sujeira mais “grossa”. Se o pano for passado antes da remoção do pó, pode haver atrito com a tela e o surgimento de arranhões.
Esqueça as batidinhas
A lenda de que três “pancadinhas” fazem seu eletrônico funcionar, na verdade, não ajudam em nada e ainda reduzem a vida útil dele.
Os aparelhos são repletos de soldas, muitas vezes sensíveis, que, uma vez quebradas, não são mais encaixáveis. Assim, esses pequenos golpes, a longo prazo, podem acarretar um prejuízo grande para o seus dispositivos e também para o seu bolso.
© (Foto: Shutterstock)
Portal MSN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário