Vista cansada: conheça 6 sintomas e como tratar o problema.
Vista cansada é um processo bastante natural que atinge praticamente todas as pessoas após os 40 anos de idade.
Com o passar dos anos, os olhos perdem a capacidade de focalizar objetos de perto. Isso acontece devido à perda de elasticidade do cristalino do olho, que é a lente natural do olho. Aqueles objetos próximos que antes eram vistos de maneira muito nítida, começam a ficar fora de foco.
presbiopia, popularmente conhecida como vista cansada, só pode ser diagnosticada através de um exame oftalmológico.
"O exame vai definir se essa dificuldade é realmente a presbiopia ou algum outro problema ocular com os mesmos sintomas", explica o oftalmologista Marcus Safady, conselheiro da Sociedade Brasileira de Oftalmologia.
Sinais de alerta
A vista cansada não se manifesta apenas com a dificuldade de enxergar objetos e de ler mais de perto. Além disso, dores de cabeça ou fadiga após realizar tarefas que exijam a visão de perto também podem apontar o problema.
Os principais sintomas de que você pode estar iniciando a presbiopia envolvem:
-Dificuldade para ler e enxergar objetos de perto;
Dificuldade em enxergar letras e imagens muito pequenas;
Visão borrada ao ler algo na distância normal;
Dores de cabeça ou fadiga após tarefas que envolvem a visão de perto;
Precisar de mais luz ao executar atividades que envolvem a visão de perto;
Necessidade de afastar algo que se está lendo.
Diante dessa incapacidade de focar objetos de perto, as pessoas tendem a esticar os braços em busca de uma definição melhor. Mas isso só resolve o incômodo no início do problema.
A solução para presbiopia é a correção através do uso de óculos multifocais para quem já possui dioptrias como miopia, astigmatismo e hipermetropia.
Lentes Varilux
As lentes multifocais Varilux auxiliam na correção da presbiopia, com rápida adaptação do usuário graças à evolução tecnológica das lentes. Varilux disponibiliza linhas completas de lentes multifocais para atender diversas necessidades.
Com as lentes Varilux, as zonas de visão ficam localizadas de forma a tornar o uso mais fácil. Com um simples baixar de olhos e um curto movimento de cabeça, o usuário consegue uma visão nítida e imediata a todas as distâncias.
Ou seja, quem usa as lentes multifocais Varilux encontra naturalmente a posição necessária para visão de longe, intermediária e de perto.
As lentes multifocais Varilux podem receber tecnologias adicionais, que as tornam mais confortáveis e duráveis:
Crizal: 
E a tecnologia de antirreflexo da Essilor. O antirreflexo deixa as lentes de óculos muito mais transparentes, reduzindo o incômodo dos reflexos de faróis e luzes em escritório, e ainda permitem que seus olhos sejam vistos claramente.
Além de serem super transparentes são resistentes a arranhões e oferecem proteção contra os raios UV. Também reduzem a aderência de água, poeira e gordura, diminuindo a necessidade de limpeza constante durante o dia.
Transitions: 
Permite que o usuário tenha conforto visual em qualquer condição de luminosidade, tanto em ambientes de pouca luz quanto em locais mais iluminados.
"As lentes Transitions se adaptam a essas diferentes condições, escurecendo em ambientes externos e permanecendo transparentes nos internos. Esta lente também oferece 100% de proteção contra os raios solares UVA e UVB. Transitions é a opção ideal para quem tem fotofobia."
Lentes ocupacionais Varilux
A linha de lentes ocupacionais Varilux foi desenvolvida para entregar alta performance em atividades específicas, ou seja, em situações onde a visão é exigida com mais intensidade em determinada distância ou com uma dinâmica mais intensa.
São ideais para o uso eventual, por isso são indicadas como segundo par para quem é usuário regular das multifocais Varilux ou como primeiro par para quem não precisa de correção para longe.
A linha Varilux ocupacional possui três opções recentemente lançadas: Varilux Digitime, Varilux Road Pilot e Varilux Sport. Entenda a indicação de cada produto para escolher a melhor opção para o seu caso:
Varilux Digitime 
É o produto mais recomendado para quem sofre com presbiopia e utiliza multitelas, como smartphones, tablets e computadores. O uso de dispositivos digitais exige mais esforço dos olhos.
A visão de perto é muito exigida, já que os caracteres dos dispositivos digitais são muito pequenos. Para atender às novas necessidades, a Essilor lançou Varilux Digitime, a lente recomendada para presbitas que buscam visão de perto e intermediária, com mais conforto e amplos campos.
No entanto, seu uso não é recomendado para atividades que pedem visão de longe nítida, como dirigir, por exemplo.
Varilux Road Pilot 
A atividade de direção exige um grande esforço de todo o sistema de percepção visual: o motorista precisa olhar a estrada, antecipar os movimentos dos demais veículos e pedestres, prestar atenção nos sinais ao longo do caminho e, ao mesmo tempo, observar o painel do carro.
Varilux Road Pilot é indicado para quem tem vista cansada e deseja a melhor visão ao volante, combinando um design com amplo campo de visão de longe e periférica, com filtros que melhorarm a percepção de contraste à noite (reduzindo o incômodo com faróis) ou com filtro polarizado solar para direção durante o dia.
É um segundo par de lentes para quem já usa multifocal.
Varilux Sport 
Varilux Sport melhora a performance visual de quem pratica esportes e precisa de correção. Tem design exclusivo, com amplo campo de visão de longe, um campo de visão intermediária de fácil acesso e um campo de perto com maior estabilidade em movimento, permitindo ao usuário uma visão dinâmica e completa para a prática de esportes.
Além disso as lentes Varilux Sport são confeccionadas com o material Airwear, mais leve e resistente a impactos e ainda podem adicionar a tecnologia Transitions com descontos de até 50% na tecnologia fotossensível. 
Portal MSN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário