Nanogerador de energia usa o corpo humano para recarregar aparelhos eletrônicos.
Cientistas criam nanofios capazes de aproveitar a energia de uma caminhada ou até mesmo batimentos cardíacos.
Cientistas criam nanofios capazes de aproveitar a energia de uma caminhada ou até mesmo batimentos cardíacos.
Os Batimentos cardíacos podem gerar energia suficiente para recarregar um iPod, garantem cientistas.
Cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos Estados Unidos, desenvolveram nanogeradores de energia que aproveitam movimentos do corpo humano para recarregar aparelhos eletrônicos.
O nanogerador fornece energia elétrica a partir de nanofios de óxido de zinco que são repetidamente esticados ou dobrados durante qualquer movimento corporal, de uma caminhada ao batimento cardíaco.
A tecnologia foi anunciada durante o encontro anual da Sociedade Americana de Química. Na experiência, pequenos movimentos, como o aperto de um dedo, forneceram a energia necessária para alimentar telas de LCD e transmitir um sinal de rádio.
Foram usados milhões de nanofios, cuja espessura é 500 vezes menor do que um fio de cabelo humano, na geração de energia equivalente a duas pilhas AA.
"Nossos nanochips estão prestes a mudar a vida no futuro. O seu potencial é limitado apenas pela imaginação", entusiasma-se o pesquisador Zhong Lin Wang, líder da pesquisa, durante sua apresentação. "Esses nanofios e nanogeradores são capazes de gerar energia suficiente para recarregar eletrônicos como iPods e celulares.”
Revista ÉPOCA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário