EXCESSO DE AUTOCRÍTICA E INSEGURANÇA PODE MINAR A SUA CARREIRA.
Trabalhar é uma atividade que diariamente exige energia emocional, física e mental. No entanto, equilibrar e orquestrar tudo isso não é tão fácil. Um chefe rígido demais, um colega que sabota idéias, a falta de reconhecimento, as fofocas, o salário questionável, entre outros poréns, podem minar qualquer ambiente de trabalho.
Se isso acontece, a falta de ânimo aparece. E é neste detalhe que você deve prestar atenção: sua auto-estima pode estar abalada.
De acordo com o psicólogo e consultor de recursos humanos Marco Ornelas, ela tem influência em tudo que fazemos. "A auto-estima reflete o que acreditamos ser. Por isso, o autoconhecimento é de fundamental", diz o profissional.
Basicamente, isto significa que você deve ser seguro o suficiente para acreditar no seu potencial, respeitar suas limitações e não temer o julgamento dos colegas quando sugerir algo.
O processo para atingir uma auto-estima elevada, diz o psicólogo, não é fácil, mas também está longe de ser impossível.
NÃO DETONE A PRODUTIVIDADE
A auto-estima está diretamente ligada a produtividade em um ambiente de trabalho. Segundo Marco Ornelas, se ela estiver baixa (ou praticamente nula) você pode prejudicar a sua carreira.
"O primeiro sintoma para perceber se a auto-estima de um funcionário está abalada é prestar atenção na maneira como ele se comporta diante das tarefas a serem feitas e também na sua relação com os colegas", explica.
A baixa auto-estima no trabalho é sinalizada pela tendência da pessoa a achar que não consegue dar conta das tarefas, pelo modo como ela tende a se anular e esconder e também pela constante insatisfação com resultados das atividades que faz.
"Se somar estes sintomas à tristeza que eles provocam, naturalmente o funcionário se sentirá pressionado e ficará descontente. É uma bola de neve que culmina em uma produtividade abaixo da esperada por gestores", explica Ornelas.
COMO AFASTAR AS ARMADILHAS
Aumentar a auto-estima é um trabalho de formiguinha. Segundo o psicólogo Marco Ornelas, é uma tarefa que, em primeiro lugar, vai exigir uma boa dose de consciência do que realmente está tornando o trabalho um fardo. "Mudanças radicais não são eficientes a longo prazo. É um trabalho gradativo e muitas vezes lento", diz.
O profissional recomenda que as comparações com os colegas que estão em cargos acima sejam evitadas.
De acordo com ele, um bom começo para virar o jogo é fazer comparações com funcionários que estão no mesmo nível e condições que as suas.
Cuidar da aparência também é importante. Se sentir bonita aumenta a confiança. Deixar a autocrítica e ter um autoconhecimento mais amplo, diz Ornelas, só aumentam as chances de uma situação desconfortável no trabalho desaparecer.
Site MSN Estadão online
Pergunta: Ele perdeu o interesse?
Bom, conheci uma pessoa pelo site, nos falamos através do próprio site por uma semana, ele sempre demonstrou ser uma pessoa muito ocupada e de poucos assuntos. Até que nos falamos um pouquinho mais no bate-papo online.
Pegou meu telefone e me ligou no domingo, conforme havia combinado. Conversamos um pouco, ali já deu para perceber que havia afinidade. Marcamos para aquele mesmo dia um encontro à tarde num shopping. Fomos e novamente houve muita afinidade.
Rimos e conversamos descontraidamente, embora ele sempre demonstrando ser muito tímido e reservado, mas fluiu muito melhor do que o esperado por mim. No final de 2 horas, levou-me para casa e ficamos mais 2 horas no carro. Foi ótimo, trocamos carinhos e promessas de nos vermos novamente.
Mais tarde, ele mandou uma mensagem dizendo que tinha chegado bem em casa. No dia seguinte, mandei uma mensagem de bom dia. Mas já percebi que a resposta foi apenas educada. E a partir daí falamos muito pouco pelo site de bate-papo, e ele sempre só muito educado.
Não sei o que fazer: é o jeito dele assim tão reservado? Ele sempre deixou claro que não gosta de pessoas pegajosas. Ou perdeu o interesse? Devo fazer alguma coisa para uma conquista, já que o achei muito interessante? Grata.
RESPOSTA
Um homem reservado e muito tímido exigirá de uma mulher interessada em conquistá-lo uma atenção especial. Embora sendo descrito dessa maneira, ele tomou a iniciativa de ligar para você num breve espaço de tempo.
O tempo extra no carro, foi iniciativa dele? Por ser tímido e reservado poderia ter evitado essa grande proximidade imediata. Insisto em dizer que o "homem novo" ainda não está pronto.
Uns dizem que por sua natureza, outros que por sua educação, eles são sonhadores e costumam associar a mulher de sua vida a alguém meigo, suave, que não tome muitas iniciativas, deixando a seu encargo as tomadas de decisão.
Antes gostavam de lutar pelas suas escolhidas, que esperavam conquistar com um mínimo de esforço, que fosse. Não são todos os homens tímidos que conseguem viver, numa primeira oportunidade, aproximações mais íntimas.
Seria importante saber se você facilitou as coisas para ele. Em geral, é o homem quem pede à mulher para dizer se chegou bem em casa, quando ela vai sozinha, de carro ou em qualquer outro transporte.
Você pediu a ele que lhe telefonasse? Se foi você e, além do mais, telefonou no outro dia de manhã para dar bom dia, e a resposta foi apenas educada, pode-se pensar que ele a achou precocemente ligada a ele, que talvez tenha imaginado que você tinha 8 chances sobre 10 de se tornar "pegajosa".
Bom, o importante é você perceber que ele mudou e tentar descobrir o motivo. Se tiver um interesse especial por ele, não telefone mais, não investigue a vida dele (a não ser de forma absolutamente discreta), nada que possa lembrar um tipo de pessoa carente, que precisa da outra (que mal conhece!) para preencher sua vida.
Se ele reaparecer... não seja "pegajosa"; ao contrário, seja atenciosa mas mostre que tem muitas outras coisas a fazer em sua vida, além de ficar pensando nele.
Abraços,
Thaïs
Dra. Thais Oliveira
Psicanalista
Site MSN Jornal Estadão online
Nenhum comentário:
Postar um comentário