Lúcio Henrique da Silva trabalha na Nova Rio há um mês, com chances de crescer. Apesar de não ter concluído o ensino médio, Lúcio Henrique da Silva, de 33 anos, completa um mês no novo emprego com grandes perspectivas de crescimento.
Auxiliar de serviços gerais, ele se dedica a cuidar da organização e da limpeza do escritório da Nova Rio, sonhando com a possibilidade de se tornar um encarregado ou mais:
— Os outros funcionários comentam que temos muitas oportunidades de crescimento. Quando comecei, me surpreendi em ver como a empresa é grande. Até me incentivou a voltar a estudar.
Antes funcionário de um pequeno supermercado, Lúcio decidiu procurar uma empresa maior. Tudo pela expectativa de construir uma carreira. E se engana quem pensa que isso não é possível no setor de limpeza.
Com muitos degraus a subir, a área oferece 1.928 postos de trabalho por intermédio dos balcões de emprego, com rendimentos a partir de R$ 545. É uma porta de entrada no mercado para quem ainda não terminou o ensino fundamental.
— Procuramos profissionais que tenham disponibilidade de horário. Pode acontecer de alguém que trabalha de manhã e se sobressair e termos uma promoção para o período da noite.
Já tivemos casos de auxiliares de serviços gerais que se tornaram recepcionistas da empresa — lembra Sérgio Ramos, coordenador de Recrutamento e Seleção da Nova Rio.
De acordo com ele, falta mão de obra para a área de limpeza, principalmente a masculina.
— Há uma cultura de que apenas mulheres trabalham no setor. Elas realmente são mais cuidadosas, mas, para serviços mais pesados, como limpar vidros, precisamos de homens — explica.
Qualificação
As atividades da área de limpeza podem parecer automáticas e intuitivas, mas a prática requer técnica e treinamento. Pensando nisso, o Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Rio de Janeiro (Seac-RJ) firmou um convênio com a Unios — Escola de Treinamento, para oferecer cursos para os profissionais.
— Para fazer uma boa limpeza, é preciso ter técnica. Há métodos para limpar banheiros, luminárias e vidros, por exemplo. A qualificação é fundamental para se destacar, porque os funcionários também aprendem a se apresentar no local de trabalho, falar com o cliente e respeitar os horários — explica Ricardo Garcia, presidente do Seac-RJ.
Na Unios, há cursos de formação de auxiliar de serviços gerais; auxiliar de serviços gerais especializado em área hospitalar; tratamento de piso; e encarregados. A carga horária dos cursos oferecidos é de oito horas, e há aulas teóricas e práticas.
A escola fica na Rua Dias da Cruz 501, 3º andar, no Méier, na Zona Norte do Rio. Os interessados nos cursos devem entrar em contato pelo telefone (21) 2269-1349.
Setrab
Nos postos da Secretaria estadual de Trabalho e Renda, são oferecidas 42 vagas de faxineiro. No Centro do Rio, o atendimento é na Central do Brasil, subsolo, loja 14. Os documentos necessários para se candidatar a uma vaga nos postos são carteira de trabalho, PIS, CPF e uma foto 3x4. O atendimento é das 8h às 17h.
CEAT
O Centro de Atendimento ao Trabalhador (Ceat-RJ) tem 1.192 postos de trabalho. Destes, 1.174 são para a função de auxiliar de limpeza. Além disso, também há 12 chances de servente e seis de chefe de serviço de limpeza.
Os interessados devem procurar se cadastrar num dos postos do Ceat, que ficam nos seguintes endereços: Avenida República do Chile 245, no Centro; Praça Dom Romualdo 11, em Santa Cruz; e Largo da Penha 19, na Penha. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É preciso levar carteira de trabalho, CPF, identidade e PIS.
Curriculum.com
Por meio do site, os interessados contam com a oferta de 293 vagas de auxiliar de serviços gerais; 90 de arrumador; 12 de servente; sete de ajudante geral e quatro de auxiliar de manutenção.
Os interessados nas oportunidades devem se cadastrar no site www.curriculum. com.br e se candidatar aos postos de interesse.
CATRJ
A Central de Apoio ao Trabalhador (CATRJ) oferece 147 vagas para a função de auxiliar de limpeza. Os candidatos devem comparecer à Rua Chaves Faria 260, em São Cristóvão.
O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É preciso levar carteira de trabalho, documento de identidade, CPF e cartão do PIS para se cadastrar.
Boa gente
A Boa Gente RH tem 35 oportunidades para auxiliares de serviços gerais e quatro para auxiliar de limpeza. Os candidatos devem se cadastrar na vaga específica, no site www.boagenterh. com.br, ou entregar o currículo na sede da consultoria, que fica na Avenida das Américas 3.959, loja 210, no Marapendi Shopping, na Barra da Tijuca. O atendimento é das 8h às 16h.
LET rh
A consultoria LET RH disponibiliza 11 vagas para ajudante de limpeza, oito para servente e três para auxiliar de serviços gerais. É preciso ter nível fundamental. O cadastro eletrônico para as vagas deve ser feito por meio do site www.grupolet.com/vagas/candidato.
Quem não tem acesso à internet deve entregar o currículo num dos postos da consultoria: Avenida Rio Branco 120, 6º andar, sala 14, Centro, ou Avenida das Américas 4.200, bloco 9, sala 309-A, Barra.
Jornal EXTRA online. Foto: Danielle Moitas
Nenhum comentário:
Postar um comentário