Medicina
Casos de câncer de mama crescem em países pobres.A África subsaariana detém 22% dos casos de câncer cervical no mundo; outros países viram a taxa de câncer de mama crescer 7,5% ao ano.
Câncer de mama:
Tipo da doença mais comum entre as mulheres; no Brasil, estimativas apontam que foram 49.240 novos casos em 2010.
O número de casos de morte por câncer de mama e cervical está aumentando na maioria dos países do mundo, mas o quadro é ainda mais grave nos países subdesenvolvidos, onde as mulheres chegam a morrer ainda muito novas em decorrência de tumores. Os dados integram um relatório internacional do Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME), publicado no periódico médico The Lancet.
De acordo com o relatório, o número de casos de câncer de mama mais que dobrou no mundo em três décadas, de 641.000 casos em 1980 para 1,6 milhão em 2010 – um aumento que ultrapassa as taxas do crescimento populacional.
No mesmo período, as mortes de mulheres por câncer de mama passaram de 250.000 para 425.000 por ano – dessas, 68.000 tinham entre 15 e 49 anos e moravam em países pobres. O crescimento menor sugere que os exames preventivos, mais comuns nos países desenvolvidos, como a mamografia, estão tendo um impacto positivo.
O número de casos de câncer cervical passou de 378.000 em 1980 para 454.000 em 2010. As taxas de mortalidade desse tipo de tumor estão decaindo, mas ele ainda mata cerca de 200.000 mulheres - das quais, 46.000 tem entre 15 e 49 anos e moram em países em desenvolvimento.
De acordo com Rafael Lozano, membro da equipe de pesquisadores, os índices mais altos de casos desses dois tipos de câncer estão em países pobres localizados, principalmente, na África e na Ásia. Para os pesquisadores, o levantamento é um alerta para o estado de urgência em que se encontra a saúde pública nesses países.
Prevenção
Programas para a detecção precoce do câncer de mama e cervical estão em curso nos países ricos por muitas décadas. Diversos tratamento para o câncer de mama também estão disponíveis para as mulheres dos países desenvolvidos, são elas ainda que tem um maior acesso à vacina contra o HPV (ainda de custo elevado), usada para a prevenção do câncer cervical
Revista VEJA online. (Comstock Images/Thinkstock)
Nenhum comentário:
Postar um comentário