2012 esconde muitas novidades tecnológicas que ainda não foram divulgadas pelas companhias do setor. Felizmente, existem alguns produtos e programas previamente anunciados que já estão no radar de consumidores e entusiastas. Confira alguns dos principais destaques que devem agitar o mercado no decorrer do ano.
Windows 8
O próximo sistema operacional da Microsoft promete muito mais versatilidade que as versões anteriores. Sua principal característica está na integração com smartphones e tablets – o que deve criar um ambiente único e simples para seus usuários.
A fase de testes (beta) deve começar no primeiro semestre, com seu lançamento agendado para o fim do segundo semestre. Se tudo der certo com essa plataforma, talvez a Microsoft consiga apagar a lembrança sombria do Windows Vista da mente de seus clientes, uma vez que o programa, repleto de problemas, teve um dos piores índices de aceitação da história da empresa.
“iCoisas”
O lançamento do iPhone 5 e do iPad 3 é praticamente certo – a não ser que a Apple mude de ideia em relação ao seu ciclo de desenvolvimento.
Comenta-se também que a empresa apresentará um produto identificado como iTV, uma TV com tela de menos de 30 polegadas conectada à internet. Um palpite mais arriscado é o de que a Apple lançará um iPad com tela de 7 polegadas.
Nintendo Wii U
Desde seu lançamento, o console Wii foi um sucesso no mercado de games. O problema é que a Nintendo ficou para trás, perdendo espaço para rivais poderosos como o PlayStation 3 (Sony) e o Xbox 360 (Microsoft).
O Wii U, o novo produto da companhia, pode ajudar na recuperação da franquia, mas tudo vai depender de sua cartela de jogos exclusivos e da reação do usuário ao sistema. Sua chegada ao mercado pode acontecer entre junho e dezembro de 2012.
Ultrabooks
O ultrabook, conceito criado pela Intel, poderá substituir os notebooks convencionais, abrindo portas para uma nova categoria de computadores portáteis. São máquinas bem superiores em diversos aspectos – como processamento e armazenamento de dados.
Em 2011, o mercado viu os primeiros dispositivos surgirem como competidores do Macbook Air, da Apple. Sua popularidade, claro, vai depender do preço praticado pelos fabricantes.
Windows Phone da Nokia no Brasil
Após o acordo da Nokia com a Microsoft, todos imaginaram que a companhia finlandesa seria o maior carro chefe do sistema operacional Windows Phone. Não foi o que aconteceu – pelo menos no Brasil.
Em uma conferência em novembro, a empresa afirmou que só deve lançar seus aparelhos da série Lumia por aqui no primeiro trimestre de 2012. Já a taiwanesa HTC e a sul-coreana Samsung conseguiram lançar seus modelos com antecedência no país.
Tablets
Os tablets vão continuar no centro das atenções – e os fabricantes devem continuar lutando por uma fatia do mercado hoje dominado pelo iPad, da Apple. Para tanto, o grande desafio será consolidar o Android, diminuindo a atual disparidade entre as versões do sistema operacional do Google. Também há a promessa de dispositivos com a plataforma Windows 8. A conferir.
Revista VEJA online. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário