Metrô do Rio vendeu 47 mil bilhetes para a virada do ano em Copacabana. No total, foram disponibilizados 141,5 mil bilhetes. Venda é feita apenas nas estações Central, Carioca e Largo do Machado.
Com as três principais vias de Copacabana fechadas para todos os veículos das 23h30 do dia 31 de dezembro às 2h do dia primeiro, o metrô é uma boa alternativa para se locomover na noite da virada do ano.
Foram disponibilizados pela concessionária MetrôRio 141,5 mil cartões, sendo 104 mil para ida e volta; 24,5 mil para ida e 13 mil para a volta. Até o momento foram vendidas 46.911 unidades. Somente nesta segunda-feira, apesar do tempo chuvoso que deve permanecer até o fim de semana, mais de 15 mil cartões foram vendidos.
Os horários mais procurados pelos passageiros para embarcar é entre 21 horas e 22 horas. A compra dos bilhetes do metrô para o réveillon na praia de Copacabana passa a ser efetuada, esta semana, nas estações Central, Carioca e Largo do Machado.
O horário da venda vai das 8h às 20h. No dia 31, os passageiros ainda sem o cartão poderão comprá-lo até as 19h, caso os bilhetes ainda não estejam esgotados. O bilhete de ida e volta custa 6 reais, a passagem somente para uma das viagens (ida ou volta) sai pela tarifa normal, de 3,10.
Dos 11 mil bilhetes especiais de gratuidade disponibilizados, ainda estão à disposição 8.897. O usuário do metrô tem que comprovar ser portador de necessidades especiais ou ser maior de 65 anos para retirar o cartão em um dos pontos de vendas. Nas estações Central, Carioca e Botafogo, estão sendo distribuídas pulseiras para a identificação de crianças.
O embarque, na ida, ocorrerá a partir das 19h do dia 31 de dezembro. Os bilhetes terão cores diferentes conforme os horários estabelecidos na passagem. Ou seja, será azul o cartão do passageiro que optou por ir entre 19 e 20h, laranja de 20 às 21h, verde para quem comprou o embarque entre 21h às 22h, vermelho para o intervalo das 22h às 23h e amarelo para o último horário, das 23h às 24h. Na volta, o cartão é branco e vale das 24h até as 5h. A previsão é de que os shows nos quatro palcos espalhados pela orla de Copacabana acabem por volta das 3h.
O esquema do Metrô no réveillon não aceitará Bilhete Único, de integração, Unitário e Pré-Pago. Essas passagens só voltam a valer a partir das 7h do dia primeiro de janeiro. Antes disso, só os cartões especiais.
Queima de fogos durante Revéillon na praia de Copacabana, Rio de Janeiro (Celso Pupo/Fotoarena).
Revista VEJA online. Cecília Ritto

Nenhum comentário:

Postar um comentário