O santista superou o chileno Eduardo Vargas na pesquisa do jornal uruguaio El País. O último brasileiro a ganhar o prêmio havia sido Romário, em 2000.
Neymar comemora primeiro gol durante partida da semifinal do Mundial de Clubes da FIFA em Toyota, Japão (Toru Hanai/Reuters).
O atacante Neymar, do Santos, foi eleito o melhor jogador das Américas na tradicional pesquisa do jornal uruguaio El País. No total, 247 jornalistas de 19 países participaram da votação. Neymar superou o chileno Eduardo Vargas, da Universidad de Chile, na sondagem.
O santista registrou o maior número de votos em 26 anos de pleito (130), superando o argentino Juan Sebatián Verón, que em 2009 recebeu 109 indicações. O terceiro colocado de 2011, o meia Paulo Henrique Ganso, ficou quase cem votos distante dos dois líderes.
"Neymar teve um ano brilhante. Conquistou a Taça Libertadores com o Santos e jogou um futebol que assombrou o mundo", afirma o site do jornal. O último brasileiro a ganhar o prêmio havia sido Romário, em 2000, quando atuava pelo Vasco da Gama. Os outros brasileiros a conquistarem o título foram Raí, em 1992, e Bebeto, em 1989.
A pesquisa também elegeu a seleção ideal das Américas em 2011. A equipe é formada pelo goleiro Johnny Herrera (Universidad de Chile); pelos defensores Néicer Reasco (LDU), Clemente Rodríguez (Boca Juniors), Marcos Gonzáles (Universidad de Chile) e Rolando Schiavi (Boca Juniors); pelos meio-campistas Paulo Henrique Ganso, Egidio Arévalo Ríos (Tijuana) e Juan Riquelme (Boca Juniors); e pelos atacantes Neymar, Eduardo Vargas e Hernán Barcos (Liga Universitaria).
O uruguaio Oscar Tabárez, treinador da seleção de seu país, ganhou como o melhor técnico do continente. Tabárez, que comandou o Uruguai no título da Copa América, derrotou o argentino Jorge Sampaoli, técnico campeão da Copa Sul-Americana com a Universidad de Chile. Na pesquisa entre jogadores que atuam no futebol europeu, o argentino Lionel Messi (Barcelona) venceu pela terceira vez seguida. O técnico da equipe espanhola, Josep Guardiola, foi escolhido o melhor treinador.
Revista VEJA online (Com AFP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário