Presente principalmente nos laticínios, ele é essencial no desenvolvimento da criança e na formação dos ossos.
A importância do cálcio na dieta infantil
Atualmente, já se sabe que o cálcio é um nutriente importante para o crescimento das crianças. Não apenas ajuda a fortalecer os ossos e a dentição, como também influencia o desempenho do organismo em outras funções.
As crianças precisam mais de cálcio na primeira fase de crescimento, até os três anos; e depois durante a puberdade. Consumido em grandes quantidades nesses períodos, ele ajuda a conservar o ser humano ereto e ágil até os últimos anos de vida. Nas meninas, esse estoque vai garantir também uma proteção extra contra a osteoporose.
Ou seja, o consumo do mineral nos primeiros anos de vida é fundamental para garantir uma vida adulta sem doenças. Para as crianças, o consumo de derivados do leite é a forma mais fácil de suprir essa necessidade. Leite, queijo, sorvete e iogurte ainda podem vir enriquecidos com vitamina D, que ajuda a absorver o cálcio no organismo. Vegetais com folhas verde-escuras, como brócolis, couve e espinafre, também contém o nutriente.
O problema é que um número cada vez maior de crianças troca – com o aval dos pais – esses alimentos por refrigerantes e sucos, o que impede que elas consigam atingir a cota diária de consumo de cálcio. Essa deficiência pode causar problemas de crescimento e deve ser detectada com uma radiografia para avaliar a densidade óssea.
Incrementando as refeições
Os pais devem deixar à disposição alimentos ricos em cálcio para que a criança possa se alimentar com bastante frequência. Iogurtes, pães, cereais, frutas e legumes, bem como sucos de laranja e maçã (ou enriquecidos com cálcio) ajudam a aumentar o consumo do mineral entre as crianças.
Tofu, salmão ou sardinha também são alimentos que possuem o nutriente e podem ser introduzidos aos poucos na dieta do seu filho. Preste atenção apenas para não combiná-los com outros que possuam ferro (como feijão, por exemplo), pois ambos competem pela absorção no organismo.
As crianças que possuem intolerância ou alergia ao leite devem consultar um médico para ingerir suplementos de cálcio ao longo da infância.
Varie a alimentação
Alimento Porção Cálcio (mg)
Leite, líquido 1 xícara 300
Leite, em pó 1 colher de sopa 60
Queijo natural ou processado 28 g 200
Iogurte 1 xícara 300
Sardinha em lata 90 g 250
Nozes e sementes 2 colheres de sopa 20-40
Tofu com lactato de cálcio 110 g 50-250
Tortilhas de milho 1 60
Vegetais verdes folhosos, comuns ½ xícara 100
Suco de laranja enriquecido com cálcio ½ xícara 160
Site MSN
Nenhum comentário:
Postar um comentário