Fátima Bernardes revela as novidades de sua nova atração matinal.
A apresentadora estreia seu novo programa nesta
segunda-feira com a missão de reconquistar a audiência matinal da TV Globo. A
atração promete muita interatividade.
Ela foi,
durante 10 anos, a voz feminina responsável por ancorar o telejornal de
maior audiência do País. Fátima Bernardes troca, a partir desta segunda-feira,
a bancada pelo palco, o jornalismo factual pelo entretenimento e o “boa noite”
pelo ‘bom dia”.
Na sua nova
atração, intitulada Encontro com Fátima Bernardes, a apresentadora global tem a
difícil tarefa de reconquistar a audiência matinal, que ao longo dos últimos
anos foi atraída pelos desenhos do SBT e do programa Hoje em Dia, da TV Record,
que segue um formato semelhante ao Good Morning América, da emissora americana
ABC.
Bem-humorada
sempre que puder, séria quando o assunto assim pedir, dinâmica e ao vivo, a
atração promete uma mistura de comportamento, prestação de serviço, informação,
música, entretenimento e diversão, com muita interatividade com o público nas
ruas, em casa e na plateia, que será participativa e selecionada segundo os
temas abordados.
“O programa
não foi inspirado na Oprah Winfrey (famosa apresentadora americana). Todos os
programas no ar no momento serviram de referência de alguma forma. Não é um
talk show. Na verdade, vamos agregar muita informação de fora com matérias e
teremos convidados para ajudar o desenvolvimento desse bate-papo.
Eu gosto de
dizer que não vou ter uma plateia, mas convidados. Quando surgiu a ideia, o que
eu queria, já que estaria no estúdio, era trazer a rua pra dentro desse espaço.
E assim continuar exercendo algo que eu sempre adorei fazer: ouvir e contar
boas histórias”, explica Fátima Bernardes.
Para quem
acha que a apresentadora estava aproveitando o período que ficou fora do ar
para descansar, se engana. Fátima e uma grande equipe preparam durante oito
meses a atração.
A aposta da
emissora, com o novo programa, é tão grande que foram recrutados nomes de peso
do entretenimento e do jornalismo para dar forma ao novo matinal. Entre os
criadores estão: Geneton Moraes, Carlos Jardim, Ana Paula Brasil, Guel Arraes e
Cláudio Manoel.
CONTEÚDO:
“Será um
programa para a Fátima falar com todos e todos falarem com ela, um programa que
pretende informar e entreter, trazendo para o público histórias
emocionantes, temas para grandes debates, fatos importantes, assuntos
divertidos, tudo muito bem conduzido pela Fátima e por seus colaboradores”,
conta o diretor de núcleo Maurício Farias, que encara como um desafio o projeto
diário e ao vivo.
Ainda de acordo com Farias, a batalha tem sido
criar para esse formato um programa que surpreenda, que seja moderno, bem
produzido, de bom gosto, que aproxime ainda mais a Fátima do público.
“Para realizar o programa, formamos uma equipe de profissionais extremamente competentes e que está muito feliz de ter a Fátima como estrela”, elogia.
“Para realizar o programa, formamos uma equipe de profissionais extremamente competentes e que está muito feliz de ter a Fátima como estrela”, elogia.
De acordo
com Fátima Bernardes, a ideia da atração não é focar em entrevistas com convidados
especiais. Em vez disso, o objetivo é transformar o programa em uma conversa
agradável com o público. A apresentadora também negou os rumores de que já haja
uma lista de celebridades entre seus entrevistados.
“Todos os
dias, sou surpreendida pela notícia de que vou entrevistar alguém. Não é
verdade! As pessoas ditas celebridades - meus colegas de casa, quando
participarem do meu programa, serão muito bem vindos - estarão dentro de um
contexto muito bem definido, para agregar conteúdo ao que está sendo discutido
aqui”, explicou a apresentadora.
A jornalista
também brincou com o apelido que programa ganhou durante o tempo em que estava
sendo planejado.
“Enquanto
fiquei afastada da televisão, estava doida de vontade de falar como seria, mas
não estava nada fechado, não podia falar. Por isso passou a se chamar ‘O
Segredo de Fátima’, mas não existia segredo nenhum”, acrescentou.
Informação
O jornalismo também terá presença no programa. Além
de contar com a participação dos correspondentes internacionais, a repórter
Lilia Teles ficará responsável pelas matérias especiais sobre os temas do dia
e, sempre que precisar, vai ao palco contar os bastidores do que viu. Nas
principais capitais do País, as repórteres Gabriela Lian, de São Paulo, e Aline
Prado, do Rio de Janeiro, fazem entradas ao vivo mostrando o que é
relevante em cada local.
“Todas as
matérias terão uma característica de documentário, talvez a grande mistura
realmente do entretenimento com o jornalismo. Tudo acontecerá no palco, um
verdadeiro debate democrático comandado pela Fátima.
Todo assunto
irá gerar uma conversa e, cada conversa, uma matéria que estimulará ainda mais
a condução do bate-papo”, explica o diretor-geral Fabrício Mamberti, em coro
com o diretor de criação Guel Arraes. “Será um apanhado de vários formatos”,
completa Guel.
Cenário
Para acompanhar o dinamismo tão prometido, o
cenário do Encontro com Fátima Bernardes vai se transformar de acordo com cada
conversa, ajudando a apresentadora a contar um pouco mais sobre os convidados
que vão passar pelos palcos. Com uma proposta sugerida por Fabrício Mamberti, o
programa investe na tecnologia 3D Mapping, ainda inédita na televisão
brasileira.
Esta tecnologia permite manter o cenário do
programa diário sempre renovado e gera grandes possibilidades ao criar uma
atmosfera aconchegante e mutável, que dá a sensação de movimento e
transformação.
CENÁRIOS
ESPECIAIS
“O 3D
Mapping é um recurso inovador, que surpreende pela sua magia. E como se, por si
só, o programa pudesse virar um verdadeiro show. Mas o foco é o que está sendo
dito e o mapping é a moldura, que se transforma quadro a quadro”, explica Cris
de Lamare, que, ao lado de Marcia Inoue, teve o desafio de viabilizar a planta
cenográfica.
Elementos
femininos, como mandalas que vão se fragmentando, também marcam o cenário,
pensado especialmente para o programa matinal. A cada semana, novas projeções
serão apresentadas, sempre comandadas por dois profissionais.
“A ideia é
não parar, sempre fazer algo diferente. E também que seja útil, gerando link,
matéria, informação, quase como um personagem de apoio a esse grande
bate-papo”, conta Fabrício.
Longe da
bancada, Fátima Bernardes se permitirá ser mais informal, mostrando um novo
lado.
“Será um
diferente parecido, um pouco mais próximo do que acontecia quando eu estava
fazendo reportagens para o Jornal Nacional da rua. Agora eu vou estar de corpo
inteiro, me deslocando pelo cenário, usando vestidos”, diz Fátima, que volta
com os cabelos na altura dos ombros e mechas mais claras. Uma nova Fátima vem
por aí? Vamos aguardar...
O FLUMINENSE. Por: Ricardo
Rigel
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