Jovens inspiradores
Especialistas em negócios dizem que é preciso
sonhar alto, mas também “ter os pés no chão para fazer acontecer”. Saiba como
resolver a equação
Empreendedores precisam
pensar em projetos com etapas e prazos.
Sonhar
alto é o ponto de partida de todo empreendedor. Mas especialistas concordam: o
sonho não basta. É preciso estabelecer metas, planejar prazos para atingi-las e
ter uma dose extraordinária de determinação. Quando se trata de empreender, o
caminho da execução é tão importante quanto uma ideia brilhante ou um sonho
grandioso.
“O
brasileiro precisa de visão grandiosa e vontade de mudar o mundo”, afirma José
Carlos Dornelas, professor de MBA da Universidade de São Paulo (USP) e um dos
maiores especialistas brasileiros em empreendedorismo. “Mas não adianta sonhar
alto sem fazer o básico”, lembra.
Principalmente
no campo social, Dornelas ressalta que o país - e os futuros empreendedores –
têm enormes desafios pela frente. Por isso, precisam pensar em projetos que
tenham escalabilidade, ou seja, etapas bem definidas que permitam o
desenvolvimento e a ampliação do projeto. E, desta forma, tenham a
possibilidade de se expandir, atingindo e beneficiando um número cada vez maior
de pessoas.
José Dornelas
“Empreendedores tidos como
malucos transformaram o mundo. Temos que ser utópicos sim, mas com pés no chão
para fazer acontecer”, considera José Dornelas.
Segundo
ele, não é errado começar pequeno, o importante é não se acomodar diante de
pequenas mudanças que venham a ser realizadas na sociedade. “Primeiro,
atinge-se um bairro.
Ao
vermos que é viável, ampliamos para uma cidade”, exemplifica. São de sua
autoria livros para iniciantes como Empreenda antes dos 30 e Empreenda quase
sem dinheiro, além de Empreendedorismo – Transformando ideias em Negócios –
este na lista dos mais vendidos do setor.
O
pensamento é o mesmo compartilhado por personalidades como Marina Silva,
ex-candidata à Presidência da República, e Viviane Senna, presidente do
Instituto Ayrton Senna. Durante oficina em São Paulo – no fim de julho - as
duas destacaram que, para ser líder, não bastam boas ideias,
é preciso ação.
"O
sonho precisa de esforço para ser realizado. Precisamos acreditar, mas
acreditar criando", disse Marina Silva.
Para interessados em
começar a empreender, especialistas ouvidos por VEJA.com indicam cinco passos
que servem para projetos de todos os setores:
1- Escreva sua ideia
2- Compartilhe
3- Aperfeiçoe
4- Monte o plano de negócios
5- Invista em você.
Segundo João Ramirez, CEO da agência Colmeia
e co-fundador do site de compras coletivas ClickON e da rede social infantil
Migux, o período de ‘testes’ da ideia – aquele que especialistas chamam de fase
de ‘incubação’ – é o mais importante.
Ele engloba as fases de compartilhamento e
aperfeiçoamento e, em geral, leva de seis meses a um ano. Nessa fase, é
recomendável analisar a concorrência e conversar com profissionais mais
experientes ou que já realizaram algo semelhante ao que você tem em mente.
É neste momento que o candidato a
empreendedor irá decidir se a ideia realmente tem condições de se concretizar
ou se é necessário partir para outro projeto.
Durante
a elaboração do plano de negócios, é preciso ainda pensar nos riscos
financeiros que se está disposto a correr. “Empreender é realizar. E realizar é
sempre correr o risco de dar certo ou não”, afirma Renato Fonseca, consultor do
Sebrae-SP e autor do livro Conexões Empreendedoras.
O
recomendável, porém, é começar investindo pouco, o mínimo. Depois, quando o
projeto der sinais de amadurecimento, entoa buscar aceleradores de negócio ou
fundos de investimentos.
“Quando
comecei não tinha nada, apenas uma ideia”, conta Tiago Dalvi, 26 anos, criador
da empresa digital Solidarium, que começou em 2007, e prevê faturar 1
milhão de reais neste ano. “Às vezes, o dinheiro da venda de um carro
velho é o suficiente para começar uma star up digital”, completa João Ramirez.
Os
profissionais são unânimes em dizer que não há receitas prontas para a
elaboração de um plano de negócios funcional. E não existem modelos perfeitos.
O melhor projeto, lembra Fonseca, é aquele que se adequa às necessidades do
cliente – ou da sociedade.
“O
plano, por ser inovador, pode parecer inviável. Você tem que desdobrá-lo. O
Skype também parecia inviável a princípio”, recorda.
Tão
importante quanto ‘testar’ a ideia e escrever um bom plano de negócios, está
investir em si mesmo (ver tabela). Os
especialistas destacam que, em geral, o empreendedor precisa ter habilidade de
lidar com pessoas, negociar vendas e fornecedores, além de dominar aspectos
jurídicos, financeiros e da área de custos da empresa.
“Tem
que ‘ralar’ muito. Não adianta achar que é só vontade. É preciso conhecimento e
preparo”, resume Dornelas.
Como
começar a empreender
“Você
precisa materializar o que está pensando. Ao descrever bem e visualizar, você
percebe que aquela ótima ideia talvez não seja tão boa assim e ela é
abandonada”. – João Ramirez.
“Temos
muitas ideias e precisamos passá-las por um funil antes de partir para um
projeto estruturado. Você tem que transformar a ideia em oportunidade”. –
José Dornelas.
É o
momento de dividir a ideia que teve. Vale conversar com amigos, potenciais
clientes, profissionais mais experientes e pessoas que entendam do mercado em
que você desejar atuar, além de consultores.
“Sinta
se a ideia está de acordo com o que cliente precisa”. – Renato Fonseca.
“Teste
a ideia com pessoas e tenha um ouvido atento às críticas. Às vezes, você está
tão encantado por seu projeto, que fica seduzido. É um risco grande”. – João
Ramirez.
“Ideia
que não é compartilhada, não é cultivada”. – Tiago Dalvi
Utilize
o feedback recebido do mercado e de especialistas para aperfeiçoar seu projeto.
“A
partir de um ‘brainstorm’ (criação coletiva de ideias), você se abre para
outras perspectivas” - Renato Fonseca
O
plano de negócios nada mais é do que o detalhamento de uma ideia já
aperfeiçoada. Segundo José Dornelas, os itens que devem constar em um bom plano
de negócio são:
- Informações sobre o mercado e clientes
- Recursos mínimos de pessoal e infraestrutura necessários à empresa
- Investimentos iniciais requeridos (fluxo de caixa)
- Estratégia de entrada no mercado e visão de crescimento
- Premissas e análise de riscos
- Formas de retorno do dinheiro investido
- Cronograma.
“O plano de negócios prevê quanto você precisará de dinheiro, se o modelo é
rentável e se vai devolver o que foi aplicado ao investidor”. – João
Ramirez
Antes
de partir para o desenvolvimento do projeto, invista em você: cursos,
palestras, seminários, mentoring (orientação) com profissionais experientes e
livros são fundamentais.
“O
empreendedor terá que dominar áreas financeiras e comerciais da empresa. Faça
uma autorreflexão das suas limitações e deficiências e busque conhecimento”. –
Renato Fonseca
“Gosto
de ler biografias para entender como a pessoa chegou àquela função, como Bill
Gates e Steve Jobs, por exemplo. Biografias de grandes líderes também ajudam,
afinal, o empreendedor terá que liderar equipes”. – João Ramirez
Saiba quais são os livros de
empreendedorismo mais vendidos no país no 1º semestre de 2012, na:
Revista
VEJA online. Lecticia Maggi. (Thinkstock).






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