Jovens inspiradores
Especialistas em negócios dizem que é preciso sonhar alto, mas também “ter os pés no chão para fazer acontecer”. Saiba como resolver a equação
Empreendedores precisam pensar em projetos com etapas e prazos. 
Sonhar alto é o ponto de partida de todo empreendedor. Mas especialistas concordam: o sonho não basta. É preciso estabelecer metas, planejar prazos para atingi-las e ter uma dose extraordinária de determinação. Quando se trata de empreender, o caminho da execução é tão importante quanto uma ideia brilhante ou um sonho grandioso.
“O brasileiro precisa de visão grandiosa e vontade de mudar o mundo”, afirma José Carlos Dornelas, professor de MBA da Universidade de São Paulo (USP) e um dos maiores especialistas brasileiros em empreendedorismo. “Mas não adianta sonhar alto sem fazer o básico”, lembra.
Principalmente no campo social, Dornelas ressalta que o país - e os futuros empreendedores – têm enormes desafios pela frente. Por isso, precisam pensar em projetos que tenham escalabilidade, ou seja, etapas bem definidas que permitam o desenvolvimento e a ampliação do projeto. E, desta forma, tenham a possibilidade de se expandir, atingindo e beneficiando um número cada vez maior de pessoas.
José Dornelas
“Empreendedores tidos como malucos transformaram o mundo. Temos que ser utópicos sim, mas com pés no chão para fazer acontecer”, considera José Dornelas.
Segundo ele, não é errado começar pequeno, o importante é não se acomodar diante de pequenas mudanças que venham a ser realizadas na sociedade. “Primeiro, atinge-se um bairro.
Ao vermos que é viável, ampliamos para uma cidade”, exemplifica. São de sua autoria livros para iniciantes como Empreenda antes dos 30 e Empreenda quase sem dinheiro, além de Empreendedorismo – Transformando ideias em Negócios – este na lista dos mais vendidos do setor.
O pensamento é o mesmo compartilhado por personalidades como Marina Silva, ex-candidata à Presidência da República, e Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna. Durante oficina em São Paulo – no fim de julho - as duas destacaram que, para ser líder, não bastam boas ideias, é preciso ação.
"O sonho precisa de esforço para ser realizado. Precisamos acreditar, mas acreditar criando", disse Marina Silva.
Para interessados em começar a empreender, especialistas ouvidos por VEJA.com indicam cinco passos que servem para projetos de todos os setores: 
1- Escreva sua ideia
2- Compartilhe
3- Aperfeiçoe

4- Monte o plano de negócios
5- Invista em você
Segundo João Ramirez, CEO da agência Colmeia e co-fundador do site de compras coletivas ClickON e da rede social infantil Migux, o período de ‘testes’ da ideia – aquele que especialistas chamam de fase de ‘incubação’ – é o mais importante.
Ele engloba as fases de compartilhamento e aperfeiçoamento e, em geral, leva de seis meses a um ano. Nessa fase, é recomendável analisar a concorrência e conversar com profissionais mais experientes ou que já realizaram algo semelhante ao que você tem em mente.
É neste momento que o candidato a empreendedor irá decidir se a ideia realmente tem condições de se concretizar ou se é necessário partir para outro projeto. 
Durante a elaboração do plano de negócios, é preciso ainda pensar nos riscos financeiros que se está disposto a correr. “Empreender é realizar. E realizar é sempre correr o risco de dar certo ou não”, afirma Renato Fonseca, consultor do Sebrae-SP e autor do livro Conexões Empreendedoras.
O recomendável, porém, é começar investindo pouco, o mínimo. Depois, quando o projeto der sinais de amadurecimento, entoa buscar aceleradores de negócio ou fundos de investimentos.
“Quando comecei não tinha nada, apenas uma ideia”, conta Tiago Dalvi, 26 anos, criador da empresa digital Solidarium, que começou em 2007,  e prevê faturar 1 milhão de reais neste ano.  “Às vezes, o dinheiro da venda de um carro velho é o suficiente para começar uma star up digital”, completa João Ramirez.
Os profissionais são unânimes em dizer que não há receitas prontas para a elaboração de um plano de negócios funcional. E não existem modelos perfeitos. O melhor projeto, lembra Fonseca, é aquele que se adequa às necessidades do cliente – ou da sociedade.
“O plano, por ser inovador, pode parecer inviável. Você tem que desdobrá-lo. O Skype também parecia inviável a princípio”, recorda.
Tão importante quanto ‘testar’ a ideia e escrever um bom plano de negócios, está investir em si mesmo (ver tabela). Os especialistas destacam que, em geral, o empreendedor precisa ter habilidade de lidar com pessoas, negociar vendas e fornecedores, além de dominar aspectos jurídicos, financeiros e da área de custos da empresa.
“Tem que ‘ralar’ muito. Não adianta achar que é só vontade. É preciso conhecimento e preparo”, resume Dornelas.
Como começar a empreender
“Você precisa materializar o que está pensando. Ao descrever bem e visualizar, você percebe que aquela ótima ideia talvez não seja tão boa assim e ela é abandonada”.  – João Ramirez.
“Temos muitas ideias e precisamos passá-las por um funil antes de partir para um projeto estruturado. Você tem que transformar a ideia em oportunidade”.  – José Dornelas.
É o momento de dividir a ideia que teve. Vale conversar com amigos, potenciais clientes, profissionais mais experientes e pessoas que entendam do mercado em que você desejar atuar, além de consultores.
“Sinta se a ideia está de acordo com o que cliente precisa”.  – Renato Fonseca.
“Teste a ideia com pessoas e tenha um ouvido atento às críticas. Às vezes, você está tão encantado por seu projeto, que fica seduzido. É um risco grande”. – João Ramirez.
“Ideia que não é compartilhada, não é cultivada”. – Tiago Dalvi
Utilize o feedback recebido do mercado e de especialistas para aperfeiçoar seu projeto.
“A partir de um ‘brainstorm’ (criação coletiva de ideias), você se abre para outras perspectivas” - Renato Fonseca
O plano de negócios nada mais é do que o detalhamento de uma ideia já aperfeiçoada. Segundo José Dornelas, os itens que devem constar em um bom plano de negócio são:

- Informações sobre o mercado e clientes

- Recursos mínimos de pessoal e infraestrutura necessários à empresa

- Investimentos iniciais requeridos (fluxo de caixa)
- Estratégia de entrada no mercado e visão de crescimento
- Premissas e análise de riscos
- Formas de retorno do dinheiro investido
- Cronograma.

“O plano de negócios prevê quanto você precisará de dinheiro, se o modelo é rentável e se vai devolver o que foi aplicado ao investidor”.  – João Ramirez
Antes de partir para o desenvolvimento do projeto, invista em você: cursos, palestras, seminários, mentoring (orientação) com profissionais experientes e livros são fundamentais.
“O empreendedor terá que dominar áreas financeiras e comerciais da empresa. Faça uma autorreflexão das suas limitações e deficiências e busque conhecimento”. – Renato Fonseca
“Gosto de ler biografias para entender como a pessoa chegou àquela função, como Bill Gates e Steve Jobs, por exemplo. Biografias de grandes líderes também ajudam, afinal, o empreendedor terá que liderar equipes”. – João Ramirez

Saiba quais são os livros de empreendedorismo mais vendidos no país no 1º semestre de 2012, na:

Revista VEJA online. Lecticia Maggi. (Thinkstock).


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