Pesquisa
realizada pela Michael Page, grupo líder em recrutamento especializado de
profissionais em todo o mundo, revelou que as áreas de comunicação e gestão
estarão em alta nos próximos anos.
Segundo
o estudo, realizado em cinco países, sete cargos prometem ser as profissões do
futuro: Gerente de Marketing Online, Gerente de Treinamento do Varejo, Gerente
de Identidade Visual, Gerente de Comunidade, Gestor de Reestruturação, Gerente
de Projetos e Gerente de Relações Governamentais.
Para
o presidente da Michael Page no Brasil, Paulo Pontes, as profissões exigem
especialização e atendem a demandas atuais e futuras. As profissões
caracterizam-se por atividades que nasceram para suprir as necessidades de um
mercado em constante transformação. A remuneração para os cargos varia entre R$
7 mil, para Gerente de Comunidade, e pode chegar até R$ 45 mil, para Gerente de
Relações Governamentais.
O
estudo foi feito nos Estados Unidos, França, Inglaterra, Alemanha e Brasil.
Saiba mais sobre
cada profissão:
1. Gerente de Marketing Online
O que
faz: elabora a estratégia de Marketing de uma empresa nas mídias sociais, como
Twitter e Facebook, de acordo com o público específico que se quer atingir e a
plataforma que se deve utilizar.
Na
Europa e nos Estados Unidos, os profissionais desse ramo já contam com
experiência de até 10 anos no currículo. No Brasil, o Marketing online só agora
começa a se expandir — daí a carência de profissionais experientes nessa
área.
Formação:
Publicidade, Propaganda e Marketing.
Quem
contrata: agências de comunicação e empresas que atuam nas redes sociais.
Salário médio: R$
8mil a R$ 15mil.
2. Gerente de Treinamento do Varejo
O que
faz: treina os funcionários de cada ponto de venda da empresa. Antes, o costume
era que a empresa adotasse um treinamento padrão para todos os funcionários que
lidam com o público.
Hoje,
considera-se mais produtivo contar com profissionais que elaboram programas
específicos conforme as características dos consumidores locais.
Formação:
Administração de Empresas, Recursos Humanos e Psicologia.
Quem contrata: empresas do setor de varejo.
Quem contrata: empresas do setor de varejo.
Salário médio: R$
8mil a R$ 12mil
3. Gerente de Identidade Visual
O que
faz: em redes varejistas, é encarregado de talhar cada ponto de venda ao perfil
do público que o frequenta. Ele define, por exemplo, a linha de produtos que
deve ganhar destaque em determinada loja, a maneira como seus vendedores devem
abordar a freguesia e as ações promocionais mais proveitosas.
Deve,
enfim, cunhar uma identidade para a loja ao mesmo tempo em que cuida para que
ela não se sobreponha à imagem da marca nem entre em choque com ela.
Formação:
Publicidade e Propaganda, Marketing e Administração, com experiência em varejo.
Quem
contrata: empresas do setor de varejo, em especial no segmento de luxo.
Salário médio: R$
8mil a R$ 12mil
4. Gerente de Comunidade
O que
faz: atua diretamente na comunicação com o consumidor por meio de redes
sociais, blogs e fóruns on-line. É responsável, por exemplo, por impedir que as
reclamações sobre um produto ou serviço de sua empresa divulgadas no Twitter ou
no Facebook se transformem em virais negativos na internet.
Formação:
Marketing e Publicidade e Propaganda.
Quem contrata: agências de comunicação e empresas que atuam nas redes sociais.
Quem contrata: agências de comunicação e empresas que atuam nas redes sociais.
Salário médio: R$
7mil a R$ 10mil
5. Gestor de reestruturação
O que
faz: nos bancos, gerencia a carteira de clientes endividados, que abrange as
empresas em dificuldades decorrentes, principalmente, da crise econômica de
2008. Embora grande parte dos gestores de reestruturação atue no setor
bancário, há profissionais também dentro das companhias, com a missão de
colocar a situação financeira da empresa nos eixos.
Formação:
Gestão e Administração de Empresas, Economia e Engenharia, com Pós-graduação em
Finanças e experiência comprovada em áreas de risco de crédito.
Quem contrata:
instituições financeiras e empresas de grande porte do setor privado.
Salário médio: R$
14mil a R$ 24mil
6. Gerente de projetos
O que
faz: joga no meio de campo entre o departamento de TI e as demais áreas da empresa.
Por um lado, ele leva as necessidades dos diferentes departamentos da companhia
aos técnicos de sistemas da informação.
No
caminho inverso, aponta aos funcionários as limitações dos recursos de TI. Como
ele dialoga com grupos que muitas vezes não se entendem — “tecniquês” e
“juridiquês”, por exemplo, são dois idiomas distintos —, a capacidade de
comunicação é a sua principal característica.
Formação:
Engenharia e Informática.
Quem contrata:
médias e grandes empresas de todos os segmentos.
Salário médio: R$ 12mil a R$ 20mil
Salário médio: R$ 12mil a R$ 20mil
7. Gerente de relações governamentais
O que
faz: é o interlocutor da empresa junto a órgãos governamentais e agências
reguladoras, como Anatel e Aneel. Sua área de atuação é vasta: inclui desde
questões legais até assuntos socioambientais.
Por
isso, o cargo exige um profissional que tenha grande capacidade de comunicação
e, ao mesmo tempo, muito conhecimento e aptidão para os meandros da burocracia
— uma combinação difícil, que, quando preenchida com eficiência, pode levar aos
mais altos salários entre aqueles oferecidos por essas novas profissões.
Formação:
Comunicação, Direito, Administração de Empresas, Relações Internacionais ou
Ciências Sociais, de acordo com a área de atuação da companhia.
Quem contrata:
empresas de grande porte, principalmente aquelas sob a supervisão de órgãos
reguladores.
Salário médio: R$ 12 mil a R$ 45mil
Salário médio: R$ 12 mil a R$ 45mil
Site Yahoo Brasil.Por
Revista Exame.

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