10 tendências de consumo e inovação para 2015.
Todo ano, diversos eventos costumam influenciar comportamentos e
percepções sociais, gerando novas oportunidades no mercado. Com base em
relatório da trendwatching.com, listamos as 10 maiores tendências para 2015 na
América Latina.
Nosso expertise é apontar novos caminhos que vão contribuir para o
fortalecimento das marcas.
Cada uma dessas tendências indica uma oportunidade de açāo e inovação a
ser criada e adaptada pelas marcas de todos os setores.
Conheça as 10 maiores tendências de
consumo e inovação para 2015:
1. IN-HAND BRANDS
Sirva os consumidores no lugar
certo e na hora certa. Enquanto as expectativas dos consumidores crescem nas
Américas do Sul & Central, a paciência deles diminui.
Marcas espertas estão
integrando-se à vida das pessoas com um preciso senso de urgência. Em
2015, os consumidores irão demandar marcas que acrescentem recursos e
criem atalhos que acelerem as entregas.
E as melhores
delas estarão onde e quando forem requisitadas, antes mesmo dos
consumidores saberem que as querem.
2. BRIGHT IS BEAUTIFUL
Ajude a alimentar o amor pelo
conhecimento como status. O que isso significa para as marcas em 2015? Além de
integrar o aprendizado e experiências literárias ao dia a dia dos consumidores,
pense como você pode ajudar os consumidores a expressar (ou exibir) seus
conhecimentos.
Você pode ajudá-los a fazer
isso via redes sociais? Na América Latina, as pessoas gastam mais tempo
nelas do que em qualquer outro lugar do mundo, em torno de 8.67 horas
por mês (comScore, julho de 2014).
E se a oportunidade
estiver no universo offline? Até mesmo um par de jeans pode ser usado
para exibir o amor pela literatura.
3. RECONCILIATION BRANDS
Tome uma posição na luta contra
a desigualdade. Apesar de todo o progresso das Américas do Sul & Central,
há ainda muita desigualdade e barreiras que separam a população da região.
Dificuldades financeiras,
desigualdade e preconceitos. Em 2015, as marcas não podem ignorar essas
questões. A lacuna entre ricos e pobres é uma questão séria para 68% dos
brasileiros (Pew Research, junho de 2014).
Marcas corajosas (grandes e
pequenas) irão abraçar esta discussão.
4. DEMOCRATIC PRICING
Deixe os consumidores opinarem.
Depois de viver anos de
flutuação de preços, consumidores das Américas do Sul & Central estarão
confiantes de que sabem o quanto produtos e serviços devem custar.
Esses consumidores demandarão
das marcas a possibilidade de participar da precificação de
produtos. Estando confiante em sua oferta e respeito por seus
consumidores, deixe que eles mostrem o quanto valorizam sua marca.
5. INSIDE OUT
Ajude os urbanoides a
aproveitar espaços ao ar livre. Os latino-americanos andaram se escondendo
(especialmente da violência urbana) em shoppings, em seus carros no trânsito e
em condomínios nos últimos anos.
Mas, desde 2013, esses
consumidores estão redescobrindo o valor de ir às ruas. Em 2015, como você vai
ajudar os seus consumidores a aproveitar o espaço público?
6. PLAYFUL PERKS
Nas Américas do Sul &
Central, as marcas muitas vezes recorrem a um tom sério no seu discurso, com o
objetivo de serem vistas como profissionais e respeitáveis.
Interações com marcas devem ser
humanas: 73% dos consumidores do Brasil esperam que as marcas construam
relações significativas com eles.
(Edelman,
outubro de 2014). Em 2015, as HUMAN BRANDS
(“marcas humanas”) irão além das piadinhas com fãs e seguidores online, e vão
estimular os consumidores com recompensas divertidas e interações
surpreendentes.
7. CITY CONNECTIONS
Os solitários moradores das
cidades irão amar marcas que possam uni-los. Graças à contínua urbanização das
Américas do Sul & Central e ao ritmo das grandes cidades (muito trabalho,
pouco tempo livre), é comum que moradores não conheçam seus vizinhos.
Sua marca é amigável o
suficiente para ajudar as pessoas a se conectar? Quanto mais conexões você
fizer, mais você será amado.
8. OK COMMUTER
O cruzamento entre varejo e
transporte é certamente uma das novas áreas mais interessantes a serem
exploradas nas Américas do Sul & Central. Consumidores da região estão
adotando novas formas de METRO MOBILITY (de apps de táxi e corridas
compartilhadas à crescente adoção do transporte público).
Conforme o status associado ao
transporte muda da posse do carro a ter experiências únicas, a habilidade
de comprar durante o trajeto será uma experiência valorizada.
Em 2015, latinoamericanos irão
abraçar marcas que se encaixem perfeitamente em suas jornadas.
9. ONLIFE SERVICE
Acrescente controle e
conveniência à vida online dos consumidores. Em 2015, enquanto os consumidores
desejarem marcas que os ajudem a gerenciar suas vidas online, eles também irão
esperar ser servidos e assistidos com total conveniência.
As marcas devem ajudá-los a
usar a tecnologia de maneira segura, mais saudável e mais produtiva.
10. BRAND STANDS
Esteja comprometido com as
mesmas causas que seus consumidores. De acordo com a pesquisa do Pew Research
Center de junho de 2014, 72% dos
brasileiros estão insatisfeitos com o país.
Eventos como a Copa do Mundo e
a Olimpíada que se aproxima fizeram os consumidores das Américas do Sul &
Central (não apenas do Brasil!) repensar o uso dos espaços públicos e a
infraestrutura local, causando grande desejo de melhorar a região para que isso
seja motivo de orgulho nacional.
Em 2015, os consumidores irão
esperar que as marcas provem que são comprometidas com as mesmas causas que
eles.
Site Yahoo Brasil. Por
Luciana Stein. Thinkstock.

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