Nº de viagens no Metrô cresce 3 vezes mais que expansão da rede.
São Paulo como exemplo.
São Paulo como exemplo.
O número de passageiros transportados no Metrô de São Paulo cresceu
quase três vezes mais do que a ampliação da rede nos últimos quatro anos.
Dados oficiais indicam que, nesse intervalo, a malha do Metrô aumentou
5,5% (de 74,3 km, em 2011, para 78,4 km, em 2014), e a quantidade de usuários
subiu 14,5%, de 1,138 bilhão para 1,304 bilhão. No caso dos trens, a diferença
é ainda maior.
Segundo estatísticas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
(CPTM), se ao longo de 2011 foram transportados, ao todo, 700 milhões de
passageiros pelas seis linhas do sistema, no ano passado o número foi 18,8%
maior, atingindo a marca de 832 milhões de usuários.
Ao mesmo tempo, a rede aumentou 2,5% - alcançando 260,8 km - e ganhou
três estações. O Metrô, por sua vez, registrou a abertura de quatro paradas
entre o fim de 2011 e o mês passado.
O designer Richard Batista, de 29 anos, usa o Metrô e a CPTM diariamente
há cinco anos. Morador da região do Tucuruvi, na zona norte da capital
paulista, ele trabalha em uma empresa na Barra Funda, na zona oeste.
"Está tão cheio que já testemunhei até pessoas se batendo no meio
do corredor do trem." Ele conta que observa mais lotação excessiva até em
horários fora dos picos.
O Diretor da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Rogério
Belda, explica que esse fenômeno é esperado.
"Está muito mais cheio nos horários de pico e fora deles também,
como no almoço, pois as pessoas têm feito outras coisas. O perfil de São Paulo
é de metrópole", afirma Belda.
Questionado se a extensão da rede é adequada para o tamanho da cidade, o
especialista diz que "nunca foi" e que o Metrô começou a ser
construído tarde (em 1968).
"As administrações ora dão recursos, mais incentivos, ora
menos."
O superintendente da ANTP, Luiz Carlos Mantovani Néspoli, afirma que a
própria expansão da rede nos últimos anos, com a inauguração da Linha 4-Amarela
em 2010, por exemplo, atraiu mais demanda.
"Cria-se atrativos novos, trazendo novas áreas de interesse."
Em sua avaliação, a expansão da rede, nos próximos anos, não deve tornar
o Metrô e a CPTM menos superlotados. "Você ainda tem nas zonas leste e sul
grande volume de moradia e pouquíssimos empregos, que ainda estão concentrados
nas áreas centrais.
É preciso
contar com uma rede de corredores de ônibus maior."
Estações
Embora tenha perdido uma parte de seus passageiros, a Estação Sé,
conexão entre as Linhas 1-Azul e 3-Vermelha no centro da capital paulista,
continua na liderança de paradas mais cheias do Metrô.
No ano passado, houve uma média de 537 mil usuários por dia naquele
ponto, ante 545 mil dois anos atrás.
Na segunda colocação, está Palmeiras-Barra Funda, na Linha 3-Vermelha,
na zona oeste. Por ali, passaram, diariamente, cerca de 220 mil usuários, 10
mil a mais do que em 2013.
Na terceira colocação, com 198 mil passageiros transportados, está a
Estação Paraíso, que teve média 194 mil passageiros diários no ano retrasado.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Por Caio
do Valle | Estadão Conteúdo
Site Yahoo Brasil. Foto: Estadão Conteúdo - Movimento na Estação Tatuapé, Linha 3
Vermelha do Metrô de São Paulo.


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