Confira 10 habilidades que todo empregador busca em seus
funcionários
A busca por um emprego pode ser uma tarefa difícil,
especialmente em tempos de crise e para quem nunca trabalhou. Entretanto, é
possível que essa experiência permita que o candidato passe a conhecer melhor
suas qualidades e defeitos, buscando vagas que se aproximem mais de seu perfil.
Este processo é fundamental na hora da temida entrevista de
emprego, momento no qual o recrutador pode abordar mais diretamente o candidato
sobre suas qualificações e características. Ainda que estas características
variem de vaga para vaga, algumas costumam ser unanimidade entre os
empregadores. Descubra algumas:
AUTOCONFIANÇA
Empregadores buscam pessoas que estejam prontas para sair da
zona de conforto a qualquer momento. Para que isso aconteça, é imprescindível
confiar no próprio trabalho, conhecer as próprias habilidades e saber até que
ponto você pode incentivar os colegas e contribuir para o crescimento da
empresa em que trabalha.
TRABALHAR EM EQUIPE
Saber como trabalhar em equipe é um exercício saudável para
qualquer pessoa, já que isso ajuda a desenvolver a capacidade de ouvir,
interpretar, receber críticas e de respeitar opiniões divergentes.
Ao fazer parte de uma equipe, é preciso deixar de lado o ego e
colaborar com outros funcionários para que a equipe conquiste um desafio comum.
FLEXIBILIDADE
Os empregadores não procuram alguém que sabe apenas seguir
ordens. A preferência é por funcionários que saibam improvisar diante dos
obstáculos da profissão, agindo com rapidez e eficiência mesmo sem
planejamento.
Além disso, é importante se mostrar aberto a mudanças no emprego
e a trabalhar ao lado de pessoas com diferentes visões de mundo.
INICIATIVA
As empresas também procuram pessoas que não pensam duas vezes em
tomar iniciativa sempre que possível. Seja sugerindo ideias, liderando novos
projetos ou agindo com rapidez e eficiência, é importante considerar esta
característica desejada pelos recrutadores, por mais que a timidez e o medo de
errar possam ser problemas para você.
DE OLHO NO CLIENTE
Você já deve ter ouvido a frase "o cliente tem sempre
razão". Por isso, as empresas buscam pessoas que saibam enxergar as
necessidades dos clientes e transformá-las em metas e projetos concretos. Neste
sentido, é fundamental ser simpático, prestativo e aberto ao diálogo.
PODER DE CONVENCIMENTO
Apresentar uma nova ideia pode ser uma tarefa bastante
complicada, principalmente se ela envolve mudanças radicais. Num trabalho em
equipe, além de motivar os colegas, é preciso convencê-los a seguir propostas e
planos. Para isso, se certifique de que você conhece o projeto a fundo e de que
está passando a mensagem corretamente.
EMPATIA
Saber lidar com os problemas de outras pessoas e com as
dificuldades no trabalho é outra habilidade muito valorizada pelos
recrutadores, especialmente para quem atua na área de atendimento ao cliente.
Ouvir, compreender, tirar dúvidas, se mostrar disposto e
oferecer opções fazem parte da atuação de um profissional empático.
COMPETITIVIDADE
É muito importante ser competitivo no atual mercado de trabalho,
com a concorrência entre empresas e até mesmo entre empregados cada vez mais
acirrada. Entretanto, a competitividade deve permanecer em um nível sadio que
não prejudique o desempenho no trabalho e nem coloque a atuação dos colegas em
risco, pelo contrário, que seja uma ferramenta para estimulá-los.
Os empregadores estão sempre a procura de quem consiga seguir
metas e batê-las.
VISÃO DE NEGÓCIO
Nos últimos anos, com a tecnologia cada vez mais presente em
todos os tipos de ocupação, muitas áreas sofreram mudanças radicais.
Numa entrevista de emprego, os recrutadores procuram candidatos
sensíveis a essas transformações, que vejam novas possibilidades de negócios e
que sejam capazes de se antecipar ao restante do mercado. Para isso, é
fundamental estar bem informado, lendo jornais, revistas e outros meios de
comunicação sobre a sua área de atuação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário