Consumidores residenciais da Light terão reajuste de 15,99% a partir de sábado.
Segundo a Aneel, para os consumidores de baixa tensão, como pequenos comércios, o reajuste médio será de 17,21%.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu nesta quinta-feira reajustar em 15,99% as tarifas de energia para clientes residenciais da Light.
Segundo a Aneel, para os consumidores de baixa tensão, como pequenos comércios, o reajuste médio será de 17,21%. Para a indústria, a alta será de 15,94%. Os novos valores passam a valer a partir do próximo sábado.
Na média, entre baixa e alta tensões, o reajuste será de 16,78%, quase seis pontos percentuais abaixo dos 22,83% solicitados pela Light à Aneel na semana passada.
Embora este seja o reajuste anual da concessionária, é a segunda vez no ano que os consumidores da Light são impactados por um aumento na conta de luz.
Em março, a Aneel autorizou um reajuste extraordinário médio de 22,48%. Como para os consumidores residenciais, na ocasião, a alta foi de 21,06%, apenas em 2015, somando-se os dois reajustes, a conta terá subido 37,05% .
Em nota, a Light afirmou que os percentuais do reajuste refletem, entre outros fatores, “a inflação observada nos últimos 12 meses, os efeitos da escassez hídrica sobre o custo da energia comprada, a variação dos encargos setoriais, em particular da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), e a variação cambial”.
A concessionária disse que, no caso da variação cambial, “o principal efeito ocorre sobre as despesas da empresa com compra de energia de Itaipu, cotada em dólar, que representa 17% da energia comprada pela Light”.
Jornal EXTRA online. Foto: Thiago Lontra / Agência O Globo. Rafaella Barros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário